Diogo Nóbrega 4º e Mariana Vargem 2ª no Triatlo de Esposende

triatlo esposende

Disputou-se no passado fim-de-semana (18 e 19 de Julho) o Triatlo de Esposende. Esta competição apurou os Campeões Nacionais de Triatlo para os escalões de Juniores e Cadetes, e pontuou como 11ª Etapa do Campeonato Nacional Jovem de Clubes.

Nas provas jovens de sábado estiveram dois atletas madeirenses a competir individualmente, Mariana Vargem em Juvenis e João Ramalho nos Iniciados. Mariana saiu da água em 6ª com 40segundos de atraso para a sua concorrente direta Gabriela Ribeiro (Alhandra Sporting Clube), que veio a beneficiar claramente da ajuda das suas colegas de equipa para conservar a vantagem no segmento de ciclismo e corrida. Gradualmente Mariana foi ganhando posições mas o tempo para a liderança verificava-se irrecuperável terminando em 2º a 40segundos da vitória.

Em iniciados, João Ramalho veio a alcançar um dos melhores resultados da época, 19ºclassificado, mantendo a regularidade em todos os segmentos numa prova que se desenrolou sem incidentes para o jovem triatleta.

Na prova principal de Domingo ( 750m natação / 20kms Ciclismo / 5kms de Corrida) outros 3 atletas do Ludens de Machico / El Bom Bom Sport Bar mediam forças com os melhores triatletas do país.

triatlo esposende 2

Diogo Nóbrega, internacional madeirense a competir no escalão de Juniores, sendo ainda Júnior de 1º ano, foi o atleta em maior destaque. Beneficiando de uma natação com corrente a favor, fazendo com que as diferenças fossem mínimas à saída da água, Diogo integrava o extenso grupo da frente para os 20kms de ciclismo.

Após algumas tentativas de fuga no ciclismo, que embora não surtindo efeito demonstraram bem a irreverência e ambição do triatleta madeirense, viria ainda assim a ser o 1º Junior a iniciar a corrida final. Correndo para (16m32s) cedeu 3 posições neste último segmento escapando-lhe o pódio num sprint final com André Dias (Sporting CP). Em termos absolutos Diogo Nóbrega terminou num honroso 7º lugar.

triatlo esposende3

Em Cadetes, os irmãos Francisco e Gonçalo Luís estiveram em bom plano, tendo em conta que a melhor vertente de ambos é o Duatlo. Tendo como referencia a classificação de Francisco Luís na época transacta nesta mesma prova, 23º Cadete, ambos viriam a melhorar essa classificação. Francisco Luís foi 15º Cadete e 48º da Geral e Gonçalo Luís alcançou o 17ºposto em Cadetes e 65º da geral entre mais de 200participantres.
Por equipas, a jovem equipa do Ludens, constituída por 1 júnior e 2 cadetes alcançaria a 8ª posição absoluta, entre 26 equipas que pontuaram colectivamente para a Taça de Portugal.