Deputados do CDS preocupados com a qualidade da água

 

isabel torres2

O grupo parlamentar do CDS-Madeira reuniu-se esta manhã com o comandante da Zona Marítima da Madeira, na capitania do porto do Funchal, para discutir a questão da qualidade da água no arquipélago, em período balnear.

Segundo a deputado Isabel Torres, houve recentemente um problema “muito grave” na praia da Fontinha, no Porto Santo, uma praia de Bandeira Azul, que foi interditada a banhos por ter sido detectados nas análises de rotina microorganismos provenientes de matéria fecal. O IASAÚDE interditou, assim, a praia, “e bem”.

Neste momento, a praia já está operacional, mas, conforme disse Isabel Torres, “fomos informados pelo sr. comandante que ainda são aguardadas contra-análises”.

A somar a esta infeliz situação no Porto Santo, o CDS entende que, infelizmente, têm-se vindo a multiplicar situações igualmente infelizes de poluição na costa sul da Madeira. Por isso, foi transmitir ao comandante da Zona Marítima a sua preocupação: “É preciso saber quais as origens da poluição, quem é que prevarica”, disse Isabel Torres, que defende que “a culpa não pode nem deve morrer solteira”: há que descobrir os perpetradores deste “crime ambiental”, devendo ser aplicadas a essas pessoas ou entidades as coimas previstas na lei.

Não pode é deixar de haver repercussões, na medida em que a Região vive do turismo, e o próprio cidadão tem direito a usufruir do mar com qualidade e tranquilidade, expressou, considerando “produtiva” a reunião com a autoridade naval.

A Polícia Marítima, afirmou, “actua sempre que necessário”, e rapidamente se desloca aos locais onde se encontram os focos de poluição.

“Só trabalhando de forma integrada e coordenada, os vários organismos envolvidos podem ajudar a debelar esta situação”, considerou.

isabel_torres

“O que nos foi dito é que quase todos os dias é relatada à Polícia Marítima a presença de poluição na costa sul da ilha”, concluiu a parlamentar.