Assinado protocolo para modernizar Administração Pública

protocolo3
Fotos Emanuel Silva

O secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa e o Secretário Regional das Finanças e da Administração Pública, Rui Gonçalves assinaram hoje um protocolo de cooperação entre o Governo da República e o Governo Regional no âmbito da Modernização Administrativa.

O protocolo irá permitir aprofundar a troca de experiências em matéria de modernização administrativa, por exemplo, na desmaterialização de processos, integração em portais únicos e digitalização.

Foi dado como exemplo a Loja do Cidadão, que o Secretário de Estado hoje visitou, e o programa “Aproximar”. Tudo tendo em conta a as especificidades regionais e inserido numa política global de proximidade ao cidadãos e transparência de procedimentos.

O protocolo com o Governo da República passa pela Agência de Modernização Administrativa (AMA) e abrange um vasto conjunto de áreas como o Balcão do Empreendedor, os serviços locais de atendimento (Espaço do Cidadão), a qualidade no atendimento e a digitalização de serviços públicos.

Protocolo1
O secretário de Estado, Joaquim Costa.

Na oportunidade, Joaquim Cardoso da Costa disse que o Estado está empenhado na digitalização  da Administração Pública cujo próximo passo deverá passar por aproximar as Pequenas e Médias Empresas (PME), do “mundo digital”.

Por seu turno, Rui Gonçalves saudou o compromisso hoje assinado uma vez que, no seu entender, o protocolo “cria mais instrumentos ao dispor do Governo Regional” para a modernização administrativa da Região.

Recorde-se que Joaquim Cardoso da Costa esteve também reunido, esta manhã, com a Associação dos Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM).