MSCruzeiros lança navio de luxo “Seaside”

H6256_MSC_Feb 2015_sea03_resized
O novo barco da MSC, o Seaside. Fotos da MSC.

O Porto do Funchal tem uma grande tradição nos navios de cruzeiro que muito têm contribuído para dinamizar a economia regional. A companhia MSC tem sido uma presença habitual na Madeira com os seus famosos transatlânticos. A companhia acaba de anunciar, em Miami, um novo navio que dá pelo de “MSC Seaside” com tudo o que há de moderno neste tipo de “hotéis flutuantes”.

Segundo foi divulgado pelo departamento de marketing e Press da MSC e anunciado na maior feira de cruzeiros, “Cruise Shipping Miami, a decorrer ao longo desta semana,  aquela que é considerada a maior companhia privada de cruzeiros do mundo terá a navegar a partir de 2017 o seu mais moderno navio, o MSC Seaside.

A presença dos paquetes no porto do Funchal faz já parte da rotina diária desta cidade turística e cosmopolita. Quando a baixa da cidade se enche de movimento, é certo que há passageiros que aportaram na Região, via navios de cruzeiro, a dinamizar o comércio da capital da Madeira. Em tempo de crise e de austeridade, esta tem sido uma boa alternativa para recuperar as quebras que o comércio da cidade tem sentido.

A MSC continua a apostar na renovação da sua frota por forma a dar resposta a uma procura cada vez mais exigente, num mercado bastante competitivo e aliciante. Os promotores querem aperfeiçoar as condições de luxo que já disponibilizam à sua clientela, dotando estes autêntico hotéis flutuantes de unidades de restauração, estruturas de prática desportiva e de outras atividades de lazer, por forma a que a viagem nestes barcos se torne inesquecível.

O novo navio tem estreia prevista para Novembro de 2017 e navegará ao longo de todo o ano pelas Caraíbas, com partidas de Miami, segundo informou ao Funchal Notícias o Departamento de Marketing e Press da companhia.

H6256_MSC_Feb 2015_sea05_AFT_resizedA MSC Cruzeiros anunciou ainda que as suas operações com base em Miami vão beneficiar de recentes renovações e aumentos no cais e terminal de PortMiami, uma forte demonstração das crescentes ambições da companhia no mercado da América do Norte, bem como da necessidade de providenciar aos clientes serviços com a melhor qualidade.

“A nova classe de navios Seaside está incluída no investimento de 5.1 mil milhões de euros dedicados à expansão da frota, que  permitirá duplicar a capacidade até 2022”, afirma Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises. “Hoje é um dia de extrema importância para a MSC Cruzeiros, na medida em que este é o maior anúncio já feito até hoje, no que respeita às novas construções da companhia, e que permite demonstrar o nosso entusiasmo e compromisso a longo prazo em continuar a expandir a nossa presença na América do Norte.”

“A MSC Cruzeiros tem agora uma oportunidade única para proporcionar aos seus clientes norte-americanos um ‘Cruzeiro ao Estilo Mediterrânico’experiência que mais nenhuma outra companhia tem possibilidade de oferecer, e providenciar paisagens únicas aos hóspedes de todo o mundo, na medida em que o navio irá navegar pelos destinos mais procurados nas Caraíbas”, acrescentou Gianni Onorato. “Desde que posicionamos o MSC Divina em Miami em Novembro de 2013, percebemos que havia não só uma procura significativa por parte dos passageiros neste produto, mas igualmente um excelente apoio dos nossos parceiros agentes de viagem, aliados a uma crescente necessidade de posicionamento de mais navios da MSC Cruzeiros neste mercado.”

A MSC Cruzeiros tem actualmente disponível uma frota de 12 modernos navios, que navegam todo o ano pelo Mediterrâneo e sazonalmente nas Antilhas Francesas, Norte da Europa, Oceano Atlântico, África do Sul, bem como no Dubai, Emirados e Omã. Neste momento, a companhia navega sazonalmente nas Caraíbas mas passará a navegar todo o ano na região a partir de 2017.

MSC Seaside StillShots 03
A companhia, que cresceu cerca de 800% desde 2004, transportou 1.67 milhões de passageiros em 2014 e obteve simultaneamente grandes resultados financeiros, com um volume de negócios de € 1,5 mil milhões. Para além disso, a MSC Cruzeiros prevê ainda um crescimento adicional de 10% para o ano de 2015.

Em 2014, como parte do seu plano de expansão de €5.1 mil milhões, a MSC Cruzeiros encomendou dois navios ultra modernos e de última geração, com opção para mais um, à italiana Fincantieri, líder mundial em construção naval e um dos maiores construtores de navios do mundo. Após a saída do MSC Seaside do estaleiro, o navio fará a sua primeira viagem até Miami para a cerimónia de baptismo, que terá lugar no final de 2017, nos Estados Unidos.

Com uma arqueação bruta de 154 mil toneladas e capacidade para acomodar até 4.140 passageiros em camarotes duplos, o novo MSC Seaside será o maior navio de cruzeiro já alguma vez construído pelos estaleiros da Fincantieri. O navio vai oferecer uma vasta gama de itinerários de PortMiami para as Caraíbas.

Desvendando algumas das inovações que o MSC Seaside irá oferecer a bordo, a empresa revelou que o navio terá disponível o parque aquático mais interativo e originalmente concebido, com cinco escorregas e atrações para todas as idades. O parque está a ser construído pela WhiteWater West Industries, no Canadá, um fabricante de parques aquáticos mundialmente premiado.

Para além das novidades divulgadas relativamente ao MSC Seaside,  a companhia anunciou recentemente alguns novos produtos, os Long Cruises e Grand Tours, que irão reforçar a sua oferta para além de reforçar a incontestável liderança no Mediterrâneo.

Com os Long Cruises, os passageiros poderão escolher uma variedade de itinerários com duração de 8-14 noites pelo Mediterrâneo Oriental a bordo do MSC Opera. Com partidas entre Julho e Setembro de 2015, de Veneza, este Long Cruiseleva os passageiros num itinerário pelas ilhas gregas com escalas em Bari, Pireu (Atenas), Constanta, Sochi (Rússia), Istambul, Mykonos, Santorini, Cefalónia (Grécia) e Dubrovnik.

Os Grand Tours oferecem oportunidades incríveis de combinar até três diferentes itinerários do Mediterrâneo, num cruzeiro que pode durar até 28 noites; ou dois cruzeiros de até 14 noites, nos itinerários do Norte da Europa.

Construído para navegar em destinos quentes, o MSC Seaside terá disponível um dos mais interativos e originais parques aquáticos concebidos no mar, com cinco escorregas e atracções para todas as idades. Características principais do Parque Aquático:

Novidade na indústria, o MSC Seaside vai inovar nas emoções dos tradicionais parques temáticos oferecendo aos seus passageiros a oportunidade de desfrutar de “Slideboarding™” – um escorrega único com jogos de vídeo interativos, tudo num só. Descem por um escorrega de dois andares e 112 metros numa jangada controlada com um comando com botões coloridos. Objetivo final – combinar as luzes coloridas que se encontram nas várias secções do escorrega com os botões da jangada. O escorrega tem incorporado um sistema de jogo inteligente que permite saber qual o passageiro, acompanhando o seu progresso e pontuações enquanto este desce pelo tubo.

Num cenário de alta competição, os hóspedes poderão fazer corridas contra outros hóspedes em tubos aquáticos em alta velocidade, num total de 160 metros de voltas e curvas de escorregas que se estendem parcialmente sobre o lado de fora do navio e que permitem aos passageiros ver o mar que se encontra a baixo.

A pensar nos seus passageiros mais jovens, uma parte do parque aquático do MSC Seaside será construído especialmente para os mais pequenos, tendo disponível uma estrutura colorida de jogos de água que é uma experiência em si própria.

Para além disso, estarão disponíveis várias atividades interactivas de AquaSpray, tais como jactos e quedas de água, fortes e muitas outras ao longo do parque aquático para garantir a diversão a todas as idades.

Diretamente ligado ao Aqua Park, existirá também um Adventure Trail, um percurso de cordas que permitirá aos passageiros atravessar entre torres, pontes de corda, rampas e escorregas, ao mesmo tempo que desfrutam de assustadoras vistas sobre o mar. Os exploradores deste percurso terão de se movimentar rapidamente enquanto, simultaneamente, os seus familiares e amigos estarão em baixo a disparar canhões de água.

Terrorismo na Tunísia afeta MSC Splendida

Em comunicado feito chegar também ao Funchal Notícias, a MSC Cruzeiros confirma que o seu navio MSC Splendida deixou o porto de La Goulette, Túnis, esta manhã, às 06:00h.

O MSC Splendida recebeu autorização por parte das autoridades relevantes para deixar o porto de La Goulette e encontra-se neste momento a navegar, como estava originalmente previsto, com destino a Barcelona, onde é atualmente esperado chegar às 9:00 da manhã desta sexta-feira, dia 20 de Março.

A MSC Cruzeiros permanece presente no local, juntamente com a sua equipa de crise, de modo a continuar a prestar assistência em terra aos passageiros do MSC Splendida que se encontraram envolvidos nos trágicos acontecimentos terroristas.

Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises, chegará a Túnis nas próximas horas, de modo a realizar uma avaliação da situação no local, reunir-se em pessoa com as autoridades locais, bem como para prestar a assistência necessária às pessoas, e seus familiares, que foram afetadas pelos trágicos acontecimentos.

 A 18 de Março, o MSC Splendida fez escala no porto de La Goulette, Tunis, para a escala prevista durante a temporada a partir de 17 de Dezembro de 2014 a 15 de Abril de 2015. O navio chegou com 3714 passageiros e 1267 tripulantes a bordo.

Cada vez que o navio faz escala em Tunis, uma excursão em terra é colocada à disposição dos hóspedes da MSC Cruzeiros, com a oportunidade de visitar o famoso Museu Nacional do Bardo. Durante a visita ao museu, alguns dos hóspedes da MSC Cruzeiros foram apanhados no meio de um ataque terrorista, juntamente com passageiros de outra companhia de cruzeiros.

Assim que a  companhia soube do ataque e do facto de que alguns dos seus clientes estavam envolvidos nesta tragédia, rigorosos procedimentos de segurança foram postos em acção e os responsáveis da direcção do navio pediram o cancelamento imediato de todas as excursões previstas em terra e o recolher de todos os autocarros e dos seus passageiros de volta para o navio. A segurança a bordo também foi imediatamente levantada para o nível 3, o mais elevado, por protocolo de emergência para garantir a segurança completa de todos os hóspedes e membros da tripulação – prioridade número um da empresa em todos os momentos.

Em coordenação constante com as autoridades locais, nacionais e internacionais, bem como com as embaixadas em Tunis e pessoal de terra, os responsáveis da direcção do MSC Splendida trabalharam no sentido de organizar o retorno seguro de pessoas para bordo do navio, e avaliaram a situação nos hospitais da cidade. Mantendo os hóspedes a bordo informados sobre o desenrolar da situação, o que levou a uma sincronização constante entre todos os agentes a bordo e em terra e recorrendo à filtragem do fluxo de informações de várias fontes, por vezes, contraditório.

Finalmente, para permitir que todos os clientes pudessem entrar em contacto imediato com as suas famílias e entes queridos em casa, os telefones a bordo e a internet foram disponibilizados.

Entretanto, apenas algumas horas após os trágicos acontecimentos, uma equipa de crise da MSC Cruzeiros chegou ao navio em Tunis e imediatamente começou a prestar assistência e apoio aos nossos clientes neste momento doloroso. O Presidente Executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, vai chegar a Tunis, na madrugada de 19 de Março, a fim de fazer uma avaliação final da situação, e também para prestar assistência às vítimas e aos seus familiares, bem como consultar as autoridades locais.

Com base na comunicação feita pelas autoridades oficiais, a MSC Cruzeiros, os seus proprietários e toda a equipa de direcção informa com profunda tristeza que, no momento deste anúncio nove dos seus hóspedes perderam a vida, 12 ficaram feridos e seis (dois de nacionalidades espanhola, um belga, um britânico, um francês e um japonês) estão ainda desaparecidos na sequência do trágico evento no Museu do Bardo. No entanto, estes números ainda estão sujeitos a alteração, enquanto o processo oficial de identificação está em curso.

De acordo com as fontes, entre as vítimas mortais, três eram de nacionalidade japonesa, dois franceses, dois espanhóis e dois colombianos. Entre os feridos, encontram-se três cidadãos japoneses, um sul-africano, um belga e sete franceses, que estão actualmente a ser tratados em vários hospitais. Todos eles estão a ser assistidos pessoalmente pelos membros da Equipa de Crise da MSC Cruzeiros, que foi imediatamente enviada para Tunis para fornecer apoio em terra.

A MSC Cruzeiros vai continuar a publicar atualizações sobre qualquer informação oficial que venha a receber.

Neste momento trágico, a família MSC Cruzeiros deseja estender suas mais sinceras e sentidas condolências a todos aqueles que foram afetados por este trágico evento e que estão a sofrer com o seu resultado, e em especial, às famílias e amigos daqueles que perderam suas vidas e ficaram feridos.