Sites úteis e interessantes que ajudam o cidadão a melhorar o seu desempenho

Nuno Correia
Uma vez mais o Funchal Notícias apresenta-lhe uma lista de dicas tecnológicas e sites interessantes. Neste artigo descubra por exemplo, como se tornar num cidadão bem informado, como publicar e vender um eBook na internet ou descubra a impressora que se prepara para revolucionar a produção de objectos em nossas casas.
pop
CIDADANIA
4 sites para se tornar num cidadão bem informado
Quantas vezes, a meio de uma conversa, lhe faltou os números para confirmar o seu argumento? Temos quatro sites para si.
O Portal de Opinião Pública, a Pordata, ambos da Fundação Francisco Manuel dos Santos, o Public Data Explorer da Google, e o Numbeo criado pela comunidade de internautas. São estas as quatro ferramentas online essenciais para conhecer com muito pormenor o seu país e mundo. Em português, excepto o Numbeo, estes portais reúnem dados científicos de centenas de fontes independentes e entidades governamentais. De uma forma simples e rápida pesquisar e selecionar uma variedade enorme de indicadores e criar centenas de comparações personalizadas. Explore gráficos animados sobre educação, salários, tecnologia, saúde e muito mais. Ao contrário dos três primeiros, o Numbeo, já amplamente conhecido, distingue-se por ser um site sobre o custo e a qualidade de vida, criado por mais de duzentos mil utilizadores. E para procura ter a informação na palma da mão, sugerimos-lhes que faça o download das aplicações para smartphone da Pordata e do Numbeo.
 creatavist_2-1024x462
ESCRITA
Seja um escritor “armado” de tecnologia, e com um toque de estética
Chama-se Creatavist e não é um blog nem um site pessoal. Trata-se de um site de publicações criado pela empresa The Atavist e pensado para quem quer escrever histórias, reportagens, estudos ou dar a conhecer uma causa e apresenta-los com um design atrativo, centrado numa visualização conhecida por “Parallax scrolling”. Com um ambiente de trabalho auto-explicativo, em cada projecto o autor pode explorar diferentes tipos de conteúdos.Transportar sons, imagens e galerias, vídeos, infografias, blocos de texto animados etc. Publicações como o New York Times, The Wall Street Journal, The Paris Review, The Guardian, National Geographic já utilizam esta ferramenta online nos seus projectos especiais. Os autores tem também a possibilidade de por à venda a sua publicação, seja apenas um projecto, um artigo ou eBook. O Creatavist tem uma modalidade gratuita, com 500 megas de armazenamento, mas se pretender intensificar as suas potencialidades, então terá que pagar menos de 10 euros por mês. Poderá ver dois bons projectos aqui e aqui.
 101320-fiverr_homepage_-_above_the_fold_-1-xlarge-1370296484-730x487
NEGÓCIOS
O Fiverr, o mercado online dos serviços
É programador ou designer, jornalista, escritor, músico, gestor ou tradutor? Já conhece o Fiverr? Um site onde pode ganhar dinheiro extra ou simplesmente contratar alguém para lhe ajudar no seu negócio, a preços low-cost? Criado por Micha Kaufman, o Fiverr é provavelmente o maior mercado de serviços online da actualidade. Em cada página/conta o utilizador escolhe as tarefas que está disposto e tem capacidades para desempenhar e a que preço. As tarefas, também denominadas por “Gigs “ vão desde a um estudante disposto distribuir publicidade pela sua cidade, à verificação de uma tese académica, passando pela construção de sites, gravação de voz-off para anúncios, ou a composição de uma música. Segundo Kaufman o nome do site partiu da ideia five (5), os cinco dólares que são o preço base de cada serviço. O Fiverr é um mundo de possibilidades surpreendes. Mesmo que não esteja interessado em comprar ou vender no Fiverr, vale a pena se perder neste centro comercial online, pois irá deparar-se com uma infinidade de Gigs bizarros; como o Jamaicano que se oferece para escrever mensagens românticas na areias jamaicanas ou ainda a jovem inglesa que vende a sua atenção e ao simular um relacionamento amoroso nas redes sociais.

new_matter_hero_02.0_standard_1020.0

GADGET
Impressão 3D de trazer por casa
Se há um Gadget que está a liderar as tendências tecnológicas, é certamente a impressora 3D doméstica, e a startup New Matter é uma das principais responsáveis por essa agitação. Desde que foi apresentada na CES – a maior feira de tecnologia do mundo – que a impressora MOD-t 3D da New Matter é esperada com grande ansiedade. A New Matter promete revolucionar o mercado com um modelo low-cost que custará cerca de 250 euros. Com a MOD-t qualquer pessoa poderá em qualquer lugar, criar qualquer objecto: um colar, um anel, uma maçaneta de uma porta, um copo etc. Entre os profissionais mais ansiosos por este equipamento estão os designers de produto independentes que vislumbram uma janela de oportunidade, uma vez que, com a democratização deste produto, espera-se o aparecimento das lojas online de modelos 3D, objectos virtuais prontos a tomarem forma nas impressoras caseiras. Quanto tempo teremos que esperar para comprar uma MOD-t é a pergunta do momento. Ainda não existe uma data oficial, mas a New Matter deu garantias na CES que 2015 seria o ano do nascimento comercial do produto.
 2015-03-12-Novo-Portal-do-Cidadao-1
CIDADANIA DIGITAL
Experimente o novo Portal do Cidadão
Finalmente Portugal tem um site único, simples e intuitivo para esclarecer os cidadãos sobre os serviços e demais informações da administração pública.
Nós por cá apostamos que o nosso país inspirou-se no portal da congenere britânica, que é um case study mundial. Com uma única ferramenta de pesquisa é possível encontrar no novo portal do cidadão, as informações organizadas por pergunta-resposta. Fonte do governo divulgou que o novo site tem por base uma plataforma open source chamada Liferay. Além da notória melhoria da usabilidade e do design, o novo portal alargou as potencialidades e permite que se realize de uma forma mais directa, uma variedade serviços online, exigindo apenas o uso do cartão do cidadão e de uma Chave Móvel Digital, um novo método de autentificação do cidadão nos serviços digitais do estado.
 artistaday
ARTE
Um artista por dia, nem sabia o bem que lhe fazia…
Gosta de arte e sente a falta de ver obras novas e diferentes? Se sim, temos um site perfeito para si. Chama-se ArtistADay (AAD) e é um portal que lhe sugere um artista diferente, todos os dias. O site já conta com 2867 artistas (dias) sugeridos, a maioria estrangeiros. Se és um artista de belas artes ou tens um amigo talentoso, não percas tempo submete neste portal as informações artísticas e comerciais, as imagens, os contactos e até as redes sociais onde estás presente. E quem sabe, se em breve não serás o artista do dia? Para já não encontrámos nenhum artista da Madeira. Além da sugestão diária o ArtistaDay disponibiliza um ranking das obras e dos artistas mais visitados, a possibilidade de criar a sua própria galeria de artistas e obras favoritos e ainda trocar mensagens com os artistas e utilizadores.