Deficiências “graves” no funcionamento levam Segurança Social a fechar “Quinta da Avó”

Quinta da Avó
Foto DR.

O conselho directivo do Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM) ordenou o encerramento administrativo do estabelecimento de apoio social “Quinta da Avó”.

A deliberação foi tomada a 25 de Fevereiro último e nela se reafirma que o lar de apoio a idosos da sociedade  “Carvalho Homem Morna, Lda.” não estava licenciado.

Tal estabelecimento exercia a actividade do âmbito da Segurança Social, “mediante o desenvolvimento da resposta social da estrutura residencial para pessoas idosas” e era dirigido por Maria Manuel de Carvalho Homem e Morna Gomes.

Segundo o aviso da Segurança Social, o estabelecimento é encerrado “por se ter verificado que este estabelecimento se encontra a funcionar com deficiências graves nas condições de instalação e funcionamento, que representam um risco potencial para os direitos dos utentes e a sua qualidade de vida”.

A Segurança Social avisa ainda que qualquer tentativa de fazer reabrir o estabelecimento ou a prossecução da actividade faz incorrer a sociedade proprietária em crime de desobediência.

Recorde-se que, conforme noticiou o Funchal Notícias, o ISSM abriu um procedimento disciplinar contra a funcionária que é também “directora e responsável” pela “Quinta da Avó”.

A “Quinta da Avó” foi inaugurada pelo presidente do Governo Regional em Maio de 2010.

Nos últimos anos foram vários o episódios com o estabelecimento geriátrico, entre eles a execução de penhoras.