Associação “Da Ucrânia com Amor” no Fórum Madeira

O Forum Madeira reforça o seu compromisso com a responsabilidade social e a valorização da diversidade cultural ao receber, de 24 a 31 de Dezembro, a Associação da Ucrânia com Amor, que estará presente no Christmas Market, com um stand na Praça Central, acompanhada pela Casinha do Bolo do Caco, refere uma nota do dito centro comercial.

A Associação da Ucrânia com Amor é uma entidade sem fins lucrativos, formada a 24 de abril de 2023, com o propósito de desenvolver actividades de divulgação e preservação da arte e cultura da República da Ucrânia na Região Autónoma da Madeira.

Durante estes dias, o stand estará aberto para a venda de artesanato e doçaria típica da Ucrânia, com o intuito de angariação de fundos. O valor angariado com a presença da Associação no Forum Madeira reverterá integralmente para associações humanitárias na Ucrânia, contribuindo para o apoio a populações que continuam a viver um momento particularmente difícil.

A presença da Associação no Christmas Market terá o seguinte horário:

24 e 31 de Dezembro – 11h às 18h

26, 29 e 30 de Dezembro – 15h às 22h

27 e 28 de Dezembro – 11h às 22h

No âmbito desta iniciativa solidária, o Fórum Madeira promove ainda, no dia 30 de Dezembro, às 18h30, na Praça Central, uma actuação especial com cantos de Natal tradicionais da Ucrânia, proporcionando à comunidade um momento de celebração cultural, partilha e solidariedade através da música e das tradições deste país.

Ao acolher estas iniciativas, o Fórum Madeira afirma-se como um espaço de encontro, inclusão e proximidade com a comunidade, utilizando a cultura como ferramenta de consciencialização social e apoio a causas humanitárias, especialmente relevantes nesta época do ano.

A Associação da Ucrânia com Amor tem como missão apoiar os cidadãos ucranianos residentes na Madeira, no contexto da invasão da Rússia à Ucrânia iniciada em fevereiro de 2022, bem como apoiar organizações humanitárias na Ucrânia através da angariação de fundos. As suas actividades centram-se na informação, comunicação, representação e protecção de grupos étnicos e minorias, assumindo um papel ativo na defesa do património cultural ucraniano. Todo o trabalho da associação é orientado por um plano de ação estruturado em torno dos três pilares que definem a sua actuação.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.