O Conselho Municipal de Saúde e Bem-Estar (CMSBE) reuniu-se hoje na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, numa sessão presidida pela vereadora Helena Leal, refere uma nota da CMF.
Este órgão consultivo do Município do Funchal pretende colaborar activamente na definição e implementação de políticas públicas de saúde e bem-estar, articulando estratégias sustentáveis com diversas entidades com competência na área.
São objectivos do Conselho a promoção de uma saúde preventiva e sustentável ao longo de todo o ciclo de vida, bem como a prevenção, intervenção e combate à toxicodependência e aos comportamentos aditivos.
Entre os pontos abordados na Ordem de Trabalhos, destaque para a actividade da Divisão de Saúde e Bem-Estar (DSBE) no primeiro semestre de 2025, sublinha o comunicado emitido. Helena Leal disse que, no âmbito do Projceto de Prevenção e Combate ao Estigma e Discriminação de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, foi realizada uma intervenção em contexto escolar, abrangendo 25 escolas públicas parceiras dos 1.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. A acção chegou a 80 turmas e envolveu um total de 1.481 alunos, visando sensibilizar os mais jovens para esta realidade social.
Esta intervenção está integrada na Estratégia Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo (2025-2029), composta por cinco eixos, 14 objectivos e 63 medidas, das quais 86% já em execução. A vereadora afirmou que a estratégia “é dinâmica, pensada para responder de forma contínua às necessidades emergentes da população, sobretudo no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
Outro ponto relevante abordado foi o trabalho desenvolvido pela equipa de rua CIMA Funchal em articulação com a PSP, nomeadamente a realização de acções de mapeamento e identificação de pessoas em situação de sem-abrigo, promovendo o encaminhamento para as respostas sociais e de saúde disponíveis, além da distribuição de folhetos informativos.
Helena Leal mencionou ainda o funcionamento das residências de autonomização para homens e mulheres, estruturas de acolhimento que visam promover a capacitação progressiva dos utentes, apoiando a construção de projectos de vida orientados para a autonomização plena, com acompanhamento técnico contínuo.
Foram também referidas as diversas acções de sensibilização e informação promovidas pela edilidade em datas temáticas relevantes, bem como apresentados os eventos previstos para o 2.º semestre de 2025.
Helena Leal fez um balanço positivo das acções desenvolvidas, frisando a “forte articulação” entre os serviços municipais, as instituições parceiras e estruturas como a Universidade Sénior do Funchal e os Ginásios Municipais. Reafirmou ainda o compromisso do Município com uma abordagem integrada e humanizada na promoção da saúde e do bem-estar dos munícipes.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






