Eleições Regionais 2025: Transportes a pedido

AF!

O transporte por chamada, também conhecido como transporte especial de eleitores, é uma medida excepcional implementada para as eleições da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM) em 2025. Esta iniciativa visa garantir o acesso dos eleitores às assembleias de voto em situações específicas1.

Características principais

  • Situações de aplicação: O transporte especial é organizado em casos excepcionais, como quando há distâncias consideráveis entre a residência dos eleitores e os locais de votação, ou quando existem necessidades especiais devido a dificuldades de locomoção1.

  • Organização: O transporte deve ser realizado com absoluta imparcialidade e neutralidade, sem qualquer tipo de pressão sobre os eleitores quanto ao seu voto1.

  • Acessibilidade: A informação sobre a existência do transporte e seus horários deve ser amplamente divulgada, especialmente para os eleitores afetados pelas condições excepcionais1.

  • Disponibilidade: Qualquer eleitor pode utilizar o transporte disponibilizado, sem discriminação ou seleção, além das condições excepcionais mencionadas1.

Implementação e fiscalização

  1. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) emitiu uma deliberação em 11 de março de 2025 estabelecendo as diretrizes para o transporte especial de eleitores14.

  2. A CNE disponibiliza uma plataforma digital em seu site para facilitar a organização e fiscalização deste serviço1.

  3. Os titulares de cargos em órgãos das autarquias locais não devem, em princípio, conduzir os veículos ou acompanhar os eleitores transportados1.

  4. É proibida qualquer ação que vise constranger ou induzir o eleitor a votar de determinada forma ou a abster-se de votar, sendo tal prática considerada um ilícito criminal1.

Este sistema de transporte por chamada é uma medida complementar ao sistema de transporte público regular e ao passe único já implementado na Região Autónoma da Madeira, que oferece deslocações gratuitas para menores de 23 e maiores de 65 anos5.

Fontes:

  1. https://www.cne.pt/sites/default/files/dl/eleicoes/2025_alram/docs_geral/2025_alram_comunicado_transporte_eleitores.pdf
  2. https://www.freguesiadeeste.pt/autarquia/noticias/45-eleicoes_legislativas_2025_informacoes_sobre_voto_de_antecipado_e_voto_em_mobilidade
  3. https://www.bbc.com/portuguese/articles/cdrjy0yrr3jo
  4. https://www.cne.pt/news/alram-2025-comunicado-transporte-especial-de-eleitores-organizado-por-entidades-publicas_8410
  5. https://observador.pt/2025/03/10/eleicoes-na-madeira-pan-quer-melhores-transportes-publicos-com-mais-rotatividade-e-carga-horaria/
  6. https://mubi.pt/2024/03/03/legislativas-2024-a-mobilidade-activa-nos-programas-eleitorais/
  7. https://amensagem.pt/2024/03/06/cidades-lisboa-propostas-partidos-eleicoes-legislativas/
  8. https://www.apefor.pt/eleicoesmandato2025-2027/

 


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.