“Confiança” diz que falta estratégia para a limpeza de terrenos

A equipa da coligação “Confiança” entende que o Funchal precisa de uma estratégia para a limpeza de terrenos, de modo a minimizar o risco de incêndio. Critica a “inércia e incapacidade do actual executivo camarário na resolução dos problemas do município”, que “coloca em risco a segurança da população e dos seus bens”.

Após a reunião semanal do executivo, o vereador Miguel Silva Gouveia endereçou uma mensagem de solidariedade às populações afectadas pelos incêndios que assolaram os concelhos da Calheta e Porto Moniz.

Aproveitou para agradecer o trabalho de todas as corporações de bombeiros e demais entidades que contribuíram para amenizar os problemas causados pelos incêndios. “Uma fatalidade que enfrentamos com um grande espírito de entreajuda que faz com a Madeira seja mais resiliente a essas adversidades que as condições de ilhéu nos trazem”, disse.

O risco de incêndio no Funchal aumenta a cada ano que passa, apontou, pelo que a equipa da Confiança lembrou na reunião de câmara desta semana que é essencial a implementação de uma estratégia para a limpeza de terrenos rústicos, urbanos e agrícolas no concelho.

Miguel Gouveia recorda: “Alertámos no início da Primavera para a necessidade de promover campanhas de limpeza de terrenos. No entanto, constatamos que, em pleno Outono, mas ainda com condições climatéricas de Verão, o Funchal continua com imensos terrenos por limpar, colocando em risco a vida de pessoas e os seus bens”.

“Claramente a estratégia que o actual executivo diz ter no terreno falhou. Prova disso, são as inúmeras queixas de terrenos por limpar que a Confiança tem vindo a receber, e que pode ser constatado por todos aqueles que circulam pela cidade”, referiu.

Em resposta a todos essas queixas recebidas, a Confiança manifestou mais uma vez essa preocupação, pedindo “à Câmara Municipal que não resuma a sua acção com o envio de notificações aos proprietários, numa tentativa de ‘lavar as mãos’ das suas responsabilidades”.

Miguel Silva Gouveia apontou ainda: “No ano passado, apresentamos uma proposta que procurava criar um apoio municipal para limpeza de terrenos, para que a Câmara Municipal se pudesse substituir a pessoas com fracos recursos financeiros na limpeza de terrenos. A proposta foi chumbada pela maioria PSD, mas obviamente se verificarmos que continua esta inércia, esta incapacidade de resolver os problemas dos funchalenses, voltaremos a apresentar e voltaremos a tocar no assunto”.

Por fim, o vereador reforçou a incapacidade do actual executivo na criação de estratégias que visem efectivamente a resolução dos problemas do Funchal, “particularmente numa altura em que os recursos financeiros da Câmara Municipal são cada vez mais abundantes como se tem visto em recordes de cobrança de impostos”.

“É tempo do actual executivo sair do gabinete, fazer um levantamento dos problemas e tomar medidas que visem a sua resolução. Já terminou o tempo das promessas, precisamos agora é de soluções”, disse o autarca.