Ireneu Barreto espera que Eleições Regionais decorram com “calma e civismo”

O Representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto apelou hoje, “aos cidadãos que se vão candidatar para, através dos partidos políticos e em nome da Comunidade, tomarem as opções que decidirão aquilo que a nossa Região Autónoma será nos próximos anos, desejo que possam, em ambiente de calma e civismo, como sempre tem acontecido, apresentar as suas propostas. E que, uma vez eleitos, tenham sempre claro o único propósito legítimo do exercício de cargos públicos- a defesa do supremo interesse das populações”.

Ireneu Barreto falava nas cerimónias do 10 de junho onde foram condecoradas duas instituições e dois cidadãos madeirenses.

“É imperioso que relembre que estamos em ano eleitoral. No qual, uma vez mais, a nossa Região será chamada a decidir o que pretende para o futuro, quais as prioridades e quais os protagonistas.  São hoje evidentes para todos os imensos benefícios, a todos os níveis, que a Democracia e a Autonomia trouxeram à nossa terra. A melhor forma que temos de preservar, garantir e defender essas conquistas é participarmos no processo democrático”, disse.

“Por isso, apelo a todos os que têm o direito de votar que considerem que também têm o dever de o fazer, pois só assim poderão, com o seu voto, que é no fundo a sua arma, influenciar os destinos da nossa Terra”, acrescentou.

Foram condecorados:

-O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng. Luiz Peter Clode com o título de Membro Honorário da Ordem da Instrução Pública;

-A Fundação João Pereira, com o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito;

Maria Isabel Câmara Santa Clara Gomes Pestana, com o título de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique;

Ernesto Estevão Borges Machado, com o título de Oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial.

De resto, na sua intervenção, Ireneu Barreto disse serem qualidades dos condecorados:

– O culto da excelência na formação para as artes performativas e o trabalho incessante na educação musical dos jovens.

– O trabalho social continuado e persistente, de origem benemérita, iniciado numa época e numa localidade em que quase não existiam respostas públicas para a terceira idade.

– Uma carreira notável de dedicação às Belas Artes, em todas a suas dimensões.

– A iniciativa empresarial pioneira, que permitiu abrir novos caminhos ao turismo na costa norte da Ilha da Madeira, salvaguardando sempre a autenticidade regional.