O secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, e o presidente do Conselho de Administração da IHM, visitaram hoje as obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética que decorrem nos conjuntos habitacionais das Balseiras e Achada, no Curral das Freiras.
O Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, entidade que tutela a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, delineou um conjunto de medidas de eficiência energética para ajudar a minimizar o impacto negativo do custo da mesma junto das famílias, afirma nota governamental.
Neste sentido, a IHM possui um plano de intervenção em vários conjuntos habitacionais, que passa pela realização de várias empreitadas que trarão mais conforto térmico e poupança energética aos fogos habitados pelos seus inquilinos.
Com a aposta em obras que optimizem a eficiência energética dos fogos, reforça-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes e uma consequente redução da factura energética dos beneficiários.
Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz.
Serão à volta de 355 os fogos reabilitados até 2023, sendo que, destas nove empreitadas, seis delas já se encontram a decorrer, mais precisamente nos conjuntos habitacionais Romeiras I, Romeiras II (concelho do Funchal), Balseiras, Achada e Jardim da Serra (concelho de Câmara de Lobos), e Seixal (concelho do Porto Moniz). A iniciar muito em breve estão as empreitadas de reabilitação dos conjuntos habitacionais de Santo Amaro (Funchal) e Figueirinhas (Santa Cruz). Já concluída foi a empreitada de reabilitação do conjunto habitacional de Casais d’Além, no concelho de Santa Cruz, refere-se.
Tendo em conta o actual cenário de aumento dos preços da energia, bem como as metas regionais traçadas para a produção de energia através de fontes renováveis, estas intervenções revestem-se de grande importância, principalmente para os inquilinos das habitações com fins sociais, em termos de poupança nas contas da electricidade.
Para além do benefício energético, atendendo aos trabalhos previstos, com a execução dos revestimentos exteriores com isolamento térmico e substituição dos caixilhos de alumínio exteriores, os edifícios, os bairros intervencionados, ficarão totalmente reabilitados.
Também no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), está previsto um envelope financeiro na ordem dos 6 milhões de euros para a reabilitação de edifícios na perspectiva da eficiência energética.
Para tal, já está a ser preparado um programa de apoio à transição energética, prevendo-se reabilitar 325 habitações próprias.
Para além desta área de intervenção, a IHM tem também vindo a apostar na conservação e manutenção do seu parque habitacional, com obras de reabilitação e beneficiação, financiadas através de fundos comunitários (FEDER) e Orçamento Regional (ORAM). Neste âmbito, no atual mandato do Governo Regional da Madeira (2019-2023), o volume total de empreitadas já lançadas e por lançar pela IHM ronda os 25 milhões de euros. A intenção do Governo Regional é estender esta intervenção a todos os bairros, no novo quadro comunitário, refere-se ainda.
A empreitada de Melhoria da Eficiência Energética das Moradias do Conjunto Habitacional da Achada – Curral das Freiras (15 moradias intervencionadas) tem um valor de 533.400 euros. Deverá estar concluída em Junho do corrente ano.
Já a empreitada de Reabilitação e Melhoria da Eficiência Energética das Moradias do Conjunto Habitacional das Balseiras – Curral das Freiras (6 moradias intervencionadas) tem um valor de 198.450,00€ e deverá ficar concluída já no final de Março.
Os principais trabalhos incluem a instalação de:
– Painéis solares;
– Isolamento térmico em paredes exteriores e coberturas;
– Novos vãos envidraçados com melhor desempenho energético;
– Reparações gerais do empreendimento.
Benefícios:
– Reabilitação do empreendimento;
– Redução da factura energética das famílias;
– Conforto térmico;
– Sustentabilidade ambiental.