João Duque nas Jornadas de Atualização da Diocese apela ao discernimento dos espíritos

Fotos Duarte Gomes.

A Diocese do Funchal está a promover as Jornadas de Atualização, na Igreja do Colégio, subordinadas ao tema “Eis-nos aqui, diante de vós, Espírito Santo”, tendo por orador convidado João Duque.

A conferência de abertura foi já ontem e os trabalhos prosseguem hoje e amanhã, pelas 19h30, na Igreja do Colégio, com a presença de D. Nuno Brás.

Professor catedrático, João Duque elucidou ontem os presentes sobre os contextos e ambiguidades relativos à espiritualidade, defendendo que a sociedade atual  revela uma “inflação de espíritos, espíritos há muitos e a referência essencial ao Espírito Santo fica embrulhada nesta diversidade de conceitos e práticas, até mesmo os mais ocultos e estranhos”.

João Duque considerou importante que, no meio de um tempo com uma heterogeneidade de espiritualidades e ambiguidades, haja o discernimento dos espíritos, tendo como critério substancial para perceber a voz de Jesus a sua Palavra, no fundo, a voz de Jesus. Vive-se um fascínio da espiritualidade como acesso à felicidade, ao mesmo tempo que se sabe que São Paulo defende que a vida espiritual não é dissociável da cruz.