A previsão do estado do mar, segundo alerta a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional, apontam para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago da Madeira a partir da tarde de hoje, 18 de Janeiro, e até às 06h00 de sexta-feira, dia 20 de Janeiro.
A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Norte, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 16 segundos, refere-se numa nota à comunicação social.
Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
– Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
– Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
– Não praticar a actividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.