
A Escola Secundária Jaime Moniz foi um dos estabelecimentos escolares do Funchal galardoados pela Câmara Municipal do Funchal com o galardão Bandeira Eco-Escolas, pelas boas práticas no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade, referente ao ano letivo 2021/2022.
Quarenta e um estabelecimentos de ensino do concelho do Funchal, que participaram no programa Eco-Escolas 2021-2022, receberam, nesta semana, o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, numa cerimónia que decorreu na sala da Assembleia Municipal, com a presença da vereadora do Ambiente. Nádia Coelho felicitou todos os estabelecimentos de ensino pelo “excelente trabalho” desenvolvido junto da comunidade escolar, fazendo votos que continuem a participar em prol de uma “maior sensibilidade para as questões da preservação ambiental e sustentabilidade do nosso planeta”.
Segundo os docentes da ESJM, Nivalda Pereira, António Freitas e Conceição Campanário, os outros prémios recebidos são relativos aos desafios propostos pelo Programa Eco-Escolas, desenvolvidos por 3 grupos de alunos do Curso Técnico de Gestão de Ambiente, tipo 6 da turma CEF 61. A saber:
Desafio: Biodiversidade: Preservar e Regenerar – 1º prémio, do 3º escalão (Ensino Secundário / Profissional / Superior)
Desafio: Brigada #AMARoMAR – 3º prémio
Desafio: Jogo de Papéis do Projeto: O ar que eu respiro – 1º prémio
Estes 3 desafios foram desenvolvidos por 3 grupos de alunos do curso técnico de gestão de ambiente, tipo 6 da turma CEF 61
Em suma, todos os desafios visam trabalhar a Educação para uma Cidadania Ambiental através de projetos interdisciplinares atrativos, sensibilizando e incentivando a comunidade educativa e local para boas práticas ambientais e para a mudança de comportamento.
Reproduzimos a listagem de todas as escolas galardoadas pela CMF: