JPP quer dar 42 cêntimos ao produtor de cana sacarina

Após uma visita ao Porto da Cruz, e em contacto com vários produtores de cana sacarina, o JPP deparou-se “com um cenário muito complicado para estes agricultores”, referiu Rafael Nunes, porta-voz da iniciativa que decorreu sábado no centro daquela Freguesia.

“O JPP ouviu os apelos e as preocupações destes produtores e, de facto, é lamentável a falta de apoio do Governo Regional a este sector”, criticou o vice-presidente do grupo parlamentar.

Rafael Nunes recordou que a inflação “veio prejudicar a produção da cana-de-açúcar” com aumentos “que duplicaram nos valores dos adubos e dos remédios agrícolas, por exemplo”.

Perante custos de produção “acima da média, a situação está muito complicada para produzir este produto que tão bem representa a Região Autónoma da Madeira”, disse-

Actualmente, os produtores de cana sacarina recebem 30 cêntimos por cada quilograma de cana entregue nos engenhos, “sendo 17 cêntimos de origem comunitária e os restantes 13 cêntimos, pagos pelos engenhos”.

Para o parlamentar, é vergonhoso que “do Governo Regional, nem 1 cêntimo venha para ajudar estes produtores, principalmente na actual conjuntura”.

Para o JPP é claro que, mais uma vez, “os agricultores estão a ser escravizados”, preocupando-se o Governo Regional, apenas “em actuar como regulador desta actividade, sem dar qualquer tipo de apoio a este sector”.

Portanto, o JPP “irá propor uma alteração ao orçamento da Região Autónoma da Madeira para que se pague 42 cêntimos ao produtor de cana sacarina”, alterações que serão discutidas já daqui a duas semanas, no Parlamento Regional.