José Manuel Rodrigues quer programa de coesão territorial para o norte da Madeira

foto arquivo

O presidente do parlamento regional defendeu hoje novas medidas capazes de criar emprego e atrair o investimento ao norte da ilha da Madeira.

“Reafirmo a necessidade de um Programa para a Coesão Territorial da Região que afirme o Norte pela positiva, unindo nesse Projecto o Estado, o Governo Regional, as Câmaras, as Associações de Desenvolvimento Local, as Associações Empresariais, as Instituições de Solidariedade Social, as Escolas, as Paróquias, as Casas do Povo, numa Missão de valorização dos seus recursos associados ao Ambiente, à Agricultura e ao Turismo”, referiu José Manuel Rodrigues, no encerramento da XXVIII Semana Cultural da Ilha, organizada pela Casa do Povo desta freguesia do concelho de Santana.

No rol das prioridades, o Presidente do Parlamento madeirense colocou a manutenção de serviços públicos de qualidade, por parte a Região e do Estado, “impedindo que se encerrem serviços essenciais à vida diária das populações”.

Para José Manuel Rodrigues, “é necessário que os Fundos da União Europeia, que apoiam os investimentos realizados pelas empresas nos três concelhos do Norte, continuem a ser majorados no próximo Quadro Comunitário de apoio”. O responsável defende ainda um aumento dos incentivos à criação de emprego.

Por fim José Manuel Rodrigues afirmou que “sabendo que o IRC vai voltar a baixar, o que é muito positivo, devemos estudar outras medidas de isenção fiscal para as famílias e empresas do Norte”. Tudo para evitar o despovoamento daquelas zonas.