CDU em total desacordo com a proposta de Orçamento da RAM para 2023

A CDU diz-se contra a proposta de Orçamento da Região para 2023, pela voz do deputado Ricardo Lume, que acusa o PSD e o CDS de serem responsáveis por uma política de empobrecimento.

“A proposta de orçamento para 2023 pouco difere da apresentada no ano anterior, quando hoje vivemos uma realidade completamente diferente devido à inflação e a escalada dos preços”, disse-

No dito orçamento, diz Lume, existe um conjunto de medidas que foram inscritas apenas para “inglês ver”, porque não vão ser para executar, “ou têm verbas insuficientes para ter um impacto significativo”.

“Falamos, por exemplo, de medidas como o gás solidário que apesar da propaganda tem menos verba para o programa em 2023 do que tinha no ano passado; o complemento regional de reforma que continua a deixar uma parte significativa dos reformados que necessita de apoio fora deste programa; ou mesmo a verba propagandeada para a renovação da frota pesqueira que tem um valor irrisório face às necessidades”, dizem os comunistas.

“Esta é uma proposta de orçamento de costas voltadas para os trabalhadores, pois, não define linhas, nem meios, para defender os trabalhadores nos seus direitos fundamentais e para combater a precariedade laboral e os baixos salários”, acusa a CDU.

“O serviço da dívida, as parcerias público privadas rodoviárias, e as sociedades de desenvolvimento, são um sorvedor de dinheiros públicos que representam mais de 25% (506 milhões de euros) do Orçamento da Região para 2023. Só nos últimos 4 exercícios orçamentais o serviço da dívida, as parcerias público privadas rodoviárias, e as sociedades de desenvolvimento, representaram mais de 2.100 milhões de euros ou seja é um valor superior ao Orçamento da Região para 2023”, enumera o partido.

“Este é um projeto de orçamento que promove o negócio da doença em vez do direito à saúde, que fomenta o negócio da formação em detrimento do direito ao ensino”, acusa, ainda.

Assim,  a CDU  manifesta a sua frontal oposição às orientações básicas e estruturantes da proposta de Orçamento Regional para 2023.