“CodeWeek” movimentou actividades na RAM

No âmbito da Semana Europeia da Programação, que decorreu entre os dias 8 e 23 de Outubro, a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Gabinete de Modernização e Tecnologias Educativas (GMTE), da Direcção Regional de Educação, e em parceria com a #CodeWeek, promoveu diversas actividades sobre o funcionamento da tecnologia em diversos estabelecimentos de ensino da Região.

A #CodeWeek, ou Semana Europeia da Programação, é um projecto europeu de programação que celebra a criatividade, a resolução de problemas e a colaboração através da programação e de outras atividades tecnológicas. A ideia é tornar a programação mais visível, mostrar aos jovens, adultos e idosos, formas de dar vida às ideias através da programação, desmistificar estas competências e reunir pessoas motivadas para aprender.

Neste âmbito, a #CodeWeekRAM visou fomentar a literacia digital, levando às salas de aulas o ensino das diferentes linguagens de programação e as suas potencialidades para a aprendizagem dos alunos, e optimizar as competências de programação com vista a explorar novas ideias e inovar de uma forma divertida e atractiva.

Foram, assim, dinamizadas actividades relacionadas com realidade aumentada, realidade virtual, modelagem 3D e programação com várias temáticas, inclusive a de Halloween.

De referir, ainda, que o GMTE disponibilizou na sua página actividades direccionadas a todos os ciclos de ensino, nomeadamente, a plataforma CodeCombat, que permite desenvolver conceitos em linguagens de programação Python, JavaScript, CoffeeScript e Lua; e o ECoS – Early Coding in School, um projeto do programa Erasmus+ cuja finalidade é criar uma plataforma para a aprendizagem de programação, em contexto educativo, da história e cultura regionais.

Este ano, participaram 49 escolas, abrangendo um total de 6053 alunos da Madeira e do Porto Santo, o que superou o valor alcançado no ano transato de 3817 alunos participantes. Pela primeira vez, no ano lectivo de 2021/2022, foi atribuído à Região Autónoma da Madeira um Certificado de Excelência a todas as escolas participantes. Este reconhecimento só foi possível devido ao envolvimento de todos os professores e aos alunos que demonstraram as suas aprendizagens através da criação de produtos digitais, reza um comunicado.