José Manuel Rodrigues preocupado com as migrações

O presidente do parlamento madeirense foi nomeado coordenador do Grupo de Trabalho para as Migrações e Menores Acompanhados, criado no seio da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE). A decisão foi tomada na Sessão Plenária anual da CALRE que se realizou sexta-feira, no Parlamento da Valónia, na Bélgica.

“É um tema que atormenta a nossa Europa há muito anos, mas que ganhou agora uma outra importância com a guerra na Ucrânia e com as novas vagas de refugiados”, explicou José Manuel Rodrigues, após a reunião dos representantes dos 72 parlamentos regionais europeus.

O Presidente do primeiro órgão de governo próprio da Região Autónoma da Madeira está bastante preocupado com esta realidade social, porque afirma ser “natural que este problema venha a agudizar-se com emigrantes vindos de diversas partes do mundo em direcção ao continente europeu”, devido ao acentuar da crise económica em países terceiros e ao aumento dos refugiados por causa das alterações climáticas, que é um fenómeno novo em crescimento.

“Temos de ter políticas de acolhimento que preservem a dignidade das pessoas, que as possam integrar nas nossas sociedades, dando-lhe o melhor nível de vida possível, dentro dos nossos padrões europeus”, frisou.

José Manuel Rodrigues entende que é preciso definir novas “políticas de apoio, dentro da União Europeia e dos respectivos estados-membros, aos países mediterrânicos e africanos, para que esses países possam progredir economicamente, criar emprego e fixar as suas populações”.

“Temos ao lado da Madeira, nas ilhas Canárias, um problema diário de chegada de emigrantes de África que constitui já uma questão preocupante”, exemplificou.