Fábrica Anónima apresenta-se pela primeira vez ao vivo com um espetáculo na Calheta

Eis que urge, em 2022, um novo conceito de banda e de espetáculo musical na Madeira com a Fábrica Anónima. Uma aposta na diversidade das várias vertentes artísticas através da música, complementada com outras formas de expressão, como a dança, o vídeo, a fotografia, o cenário/instalação e a performance.

A Fábrica Anónima, cujos elementos passaram por outros projetos musicais, e que atualmente formam a banda de covers Stardust Acoustic Project, faz-se ouvir num estilo musical Pós-Pop, influenciada através da fusão de vários estilos musicais, em especial da sonoridade do Rock de final dos anos 70 e a Pop dos 80’s. Os temas falam do quotidiano e sobretudo da realidade nacional portuguesa, da nossa cultura, costumes, sociedade e educação são alguns dos exemplos das temáticas abordadas.

No próximo dia 30 de setembro, às 21h00, no auditório do Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Mudas), na Calheta, A Fábrica Anónima apresenta o seu primeiro espetáculo ao vivo que terá uma forte presença cénica, como também irá primar pela apresentação integrada de vídeo arte e dança. A Produção Geral é da Fábrica Anónima e a Direção Cénica é da responsabilidade da artista plástica Filipa Jasmins Freitas. Este espetáculo irá marcar a abertura da Primeira Edição da Feira do Livro da Calheta –  “Cultura e personalidades”.

A Fábrica Anónima é composta pelos músicos André Nóbrega- Guitarra Elétrica; Filipe Ferreira António- Voz e Sintetizador; Marco Ribeiro – Guitarra Clássica e Guitarra Elétrica; Nuno Oliveira – Baixo e Piano; Sérgio Freitas – Bateria e Percussão e Tânia Manica – Voz.

As projeções visuais foram coordenadas pelo professor Pau Pascual da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade da Madeira.

O Vídeo Arte 1 foi um trabalho realizado na disciplina de Projeto em Artes Visuais do curso Artes Visuais, por dois estudantes polacas de Erasmus, com o título: “Topielica” (2019) dirigido e produzido por Alicja Jonczyk e Celestyna Jopkiewicz. um livro misterioso. Quando el ao abre, o portal para o mundo mágico também se abre. O demónio deste mundo transforma-a numa das suas criaturas. O vídeo conta com a participação das atrizes Alicja Jonczyk, Celestyna Jopkiewicz, Lisa Weber, Karolína Voleská, e Tereza Špádová.

Em relação ao Vídeo Arte 2, surge no âmbito da disciplina de Laboratório Digital do curso Artes Visuais, por duas estudantes checas de Erasmus. Trata-se de um vídeo musical artístico sobre dança e sincronia da banda musical Sitra “1944”, com o título“Unbound” (2019), dirigido e produzido por Viki Maříková e Aneta Rendlová.

Este trabalho conta coma participação da bailarina Carolina Carloto.

A Dança / Performance irá contar com uma coreografia da Michelle Caires e das bailarinas Catarina Fernandes e Emília Gonçalves.

A atuação da banda terá um cunho intimista, nostálgico, e as músicas serão caracterizadas por uma sonoridade eclética que reúne consensos em diferentes gerações.

O Espetáculo terá entrada paga no valor de 10€ (público em geral) e 5€ para os munícipes do Concelho da Calheta.

As aquisições dos bilhetes poderão ser feitas na bilheteira do Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Mudas) – 291 820 900, pré-venda, a partir de 20 de setembro.

Este espetáculo é promovido pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Museu de Arte Contemporânea da Madeira (Mudas), pela Câmara Municipal da Calheta; e pela Escola da APEL, e conta com as parcerias da Delta Som; Departamento Arte e Design da Universidade da Madeira; Dupla DP & Associados AS; Eduardo Costa Produções Áudio Visuais; Grão de Farinha Lda; JA/Joana António Design/Produção/Marketing; Lápis Lazúli; MOVE – Associação Cultural , Criativa e artística da Madeira; Números Infalíveis – Investimentos Imobiliários As; e Sociedade dos Engenhos da Calheta Lda.