Postais da Cidade do Funchal: o café Apolo

Café Apolo, Funchal, 18 de agosto de 2022

O café Apolo, localizado na Rua Doutor António José de Almeida, perto da Sé Catedral do Funchal, é um espaço comercial que faz parte da história da cidade, dos  madeirenses e, de um modo particular, de todos os funchalenses.

Inaugurado no dia 1 de dezembro de 1945, o Apolo era descrito pela imprensa regional, na época, como “um moderno estabelecimento de pastelaria, café e restaurante”, cujas instalações  obedeciam “a um moderníssimo estilo, contribuindo, assim, para valorisar [sic] a cidade e dar categoria ao nosso meio comercial”.*

Café Apolo, 1959 (“Photographia Vicente”, em depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), cota atual: cx.97, n.º 65).
Aspeto do café Apolo atualmente, 18 de agosto de 2022

Prestes a completar 77 anos de existência, o café abriu novamente ao público, no passado dia 9 de agosto, após ter estado encerrado mais de dois anos (veja aqui).

Trata-se de um espaço emblemático que merece ser destacado e recordado neste postal, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade do Funchal.

Largo D. Manuel I, antigo Largo da Sé, onde se pode observar o café Apolo, 24 de julho de 1959, (“Perestrellos Photographos”, em depósito no ABM, cota atual: cx.155, n.º 9).

* s/a, 1945-11-30, «Novo Estabelecimento», Diário de Notícias, ano 70, n.º 21706, Funchal, p.4.

Confira os outros postais que o Funchal Notícias preparou para assinalar o 514.º aniversário da cidade do Funchal: