Funchal é dos concelhos do país com melhor cobertura de rede fixa e móvel

Foto André Ferreira/CMF

Com base no Estudo de Qualidade de serviço das redes móveis MEO, NOS e Vodafone, realizado pela ANACOM,  o Funchal é dos concelhos do país com melhor cobertura de rede fixa, rede de alta velocidade, nomeadamente fibra ótica e simultaneamente boa cobertura de rede móvel. Os resultados foram apresentados, na tarde de ontem, no salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal, pelo presidente do Conselho de Administração da ANACOM, João Cadete Matos.

O responsável pela Autoridade Nacional de Comunicações considera «satisfatório» este resultado, porque, sublinha, «além do Funchal ser o concelho mais populosos da RAM, é também um concelho que recebe mais turistas ao longo do ano e também eles dependem das boas comunicações»

De acordo com João Cadete Matos, a Madeira tem já um bom nível de cobertura de 5G, sendo que o Funchal se destaca pela positiva.

Por outro lado, anunciou que está a chegar à região, assim como aos Açores, uma nova solução de acesso à internet, através do satélite. Divulgou, ainda, que será realizado em parceria com o Governo Regional e as autarquias da região, um estudo sobre as «zonas brancas» das levadas da Madeira, para negociar com os operadores soluções de conetividade que permitam, por exemplo, fazer ligações para o 112, em caso de necessidade.

Pedro Calado, agradeceu a disponibilidade que a ANACOM tem dado ao município e garantiu o apoio da CMF e das Juntas de Freguesia neste trabalho, tendo em conta que uma boa rede de comunicações só beneficia o desenvolvimento do concelho. «Os primeiros beneficiários são os funchalenses e  todas as entidades», finalizou.