Centro de Inclusão Social da Madeira comemora, amanhã, três anos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Amanhã, o Centro de Inclusão Social da Madeira celebra o 3.º aniversário. Rita Andrade, Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, estará presente, pelas 15 horas, nas comemorações.

Trata-se de uma infraestrutura única, de referência a nível nacional, criada com o objetivo de assegurar o desenvolvimento funcional e integral de competências das pessoas com deficiência, numa perspetiva de inclusão, de reabilitação e terapêutica, de apoio psicossocial e familiar.

Visa proporcionar bem-estar, saúde geral e qualidade de vida aos seus utentes, num contexto diferenciado e inovador.

O 3.° aniversário contará com o lançamento do “Café Inclusão”, um projeto implementado no CISM em parceria com a Associação dos Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira (AAPNEM), e que será uma nova área de capacitação para a inclusão, com vista à autonomização e integração no mercado de trabalho da pessoa com deficiência, através da promoção de tertúlias e ações de sensibilização.

O Centro de Inclusão Social da CISM) representou um investimento de cerca de 9 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões por parte do Governo Regional e 4,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e agrega as respostas sociais correspondentes às valências de Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), Centro de Apoio à Deficiência Profunda (CADP) e Lar Residencial.