Ainda há espaço para a Vida Consagrada: Franciscanos em festa com uma presença na Madeira de 600 anos

Imagem do encontro no Convento de São Bernardino, em Câmara de Lobos, com as religiosas franciscanas em festa. Fotos DR.

 

Não é todos os dias que uma Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) assinala 600 anos de presença no arquipélago da Madeira. Por isso, este acontecimento histórico tem sido vivido com grande entusiasmo pela Diocese do Funchal na igreja matriz de Machico, no Convento de Santa Calara e no Convento de São Bernardino.

A efeméride  tem contado com a presença do arcebispo, D. José Rodriguez Carballo, que foi Ministro Geral da Ordem Franciscana e atualmente é o secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. O Funchal Notícias divulga as imagens de um encontro com os religiosos/as da Diocese do Funchal no Convento de São Bernardino, em Câmara de Lobos, no passado domingo.

No dia 2 de julho, 2 de julho, às 11h00, D. José Carballo presidiu à eucaristia na igreja matriz de Machico, “lugar da primeira missa celebrada na ilha” e, às 19h00, participou num concerto comemorativo dos 600 anos da presença franciscana na Madeira, na Igreja do Convento de Santa Clara (Funchal) com o «Ensemble De Palacio».