PCP chama “propaganda” às informações do GR sobre o kit Bebé

Os comunistas vieram questionar a “recente propaganda do Governo Regional de terem sido atribuídos 590 Kits Bebés no decurso deste ano”.  Pelo contrário, o PCP diz ter conhecimento de que têm sido muitas as denúncias feitas pelo facto de existirem atrasos na disponibilização as famílias das verbas deste Kit Bebé.

“Também não é claro na propaganda do Governo se estes números se reportam a nascimentos de 2022 ou de 2021, pois muitas das famílias dos recém-nascidos de 2022 ainda estão à espera da atribuição do Kit Bebé”, aponta Ricardo Lume do PCP.

O partido garante que é um facto que a disponibilização das verbas está a demorar mais tempo, pondo em causa mesmo a utilização  deste apoio para a aquisição de vacinas que devem de ser dadas nos primeiros meses de vida e que não constam no Plano Nacional de Vacinação.

O Governo Regional a 3 de ;arço de 2022  anunciou alterações ao ‘Kit Bebé’ por forma a facilitar o  seu acesso mas, ao contrário do anunciado pelo Governo as famílias dizem que o atraso na atribuição deste incentivo à natalidade ultrapassa o razoável, apontam os comunistas.

O Kit Bebé é uma  comparticipação na aquisição de produtos de saúde e bem-estar, medicamentos de uso pediátrico e vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação, nas Farmácias comunitárias da Região Autónoma da Madeira.

A comparticipação só será efectuada aquando da apresentação do cartão KIT Bebé, e até atingir o plafond de 500 euros de benefício.

É a atribuição deste cartão e o referido plafond de 500 euros que algumas  famílias dos recém-nascidos dizem que por vezes demora mais de 6 meses.

O Governo Regional tem orçamentada no âmbito do Programa KIT Bebé para o triénio de 2022 a 2024, 2.850.000 euros, por isso não é justificável este atraso, critica Ricardo Lume, que promete questionar o GR no parlamento regional sobre este assunto.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.