
O SESARAM emitiu uma resposta relativamente à notícia que hoje faz manchete no JM, intitulada “Hospital esquece-se de idosa nas urgências”. Vem esclarecer que:
“1 – Todas as reclamações seguem o processo de averiguação junto dos serviços intervenientes.
2 – Do apurado até ao momento, ainda que em antecipação à conclusão desse processo, informa-se que a triagem realizada pela equipa de enfermagem foi a adequada neste caso concreto e, em consequência, o tempo de espera está condicionado pelo número de utentes com triagem prioritária.
3 – Os profissionais de saúde do Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça procuram, com toda a dedicação, responder de forma o mais eficiente possível, o que infelizmente nem sempre corresponde à expectativa dos utentes triados com cor verde, uma vez que os utentes com triagem prioritária (amarelo e laranja) exigem a salvaguarda desse prioridade.
4 – Assim solicita-se a compreensão dos utentes e seus familiares quanto aos tempos de espera associados à Triagem de Manchester, a qual obedece a critérios técnicos adoptados em serviços de urgência.
5 – O SESARAM mantém activa a linha de Apoio ao Idoso (969 320 822) a qual se destina a apoiar e a orientar as necessidades da população idosa e poderá ser utilizada pelas famílias”.
O artigo do JM dava conta de uma idosa de 89 anos que esperou dez horas no Hospital, numa maca das Urgências. Diabética, sem uma perna e com uma doença oncológica.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





