Portos da Madeira realçam números significativos de escalas esta semana

foto APRAM

Os Portos da Madeira, Funchal e Porto Santo divulgaram hoje números referentes às escalas que se realizam neste período pascal. Diz esta entidade, que se contabilizam nesta semana da Páscoa, de domingo dia 10 até amanhã, 21 escalas de navios de cruzeiros, com tráfego de 11 556 passageiros e 8 032 tripulantes.

“O Porto do Funchal tem estado, todos os dias, cheio nesta semana da Páscoa”, assegura-se. “A este movimento juntam-se também as 07 escalas de megaiates/veleiros com escala não só no Porto do Funchal como no Porto Santo e Caniçal”.

A presidente da APRAM, Paula Cabaço considera, consequentemente, que este “tem sido um período excelente para os nossos portos”

“Estamos muito perto dos números de escalas de 2019. A nível do movimento de passageiros ainda não e vai levar mais algum tempo, certamente a situação irá mudando, conforme a pandemia for perdendo força. Além disso, muitos dos navios que nos têm visitado são mais pequenos e isso, naturalmente, reflecte-se no movimento global de passageiros”, refere aquela responsável.

Nesta semana, passaram pelos Portos do Funchal e Porto Santo, os navios “World Explorer”, “Europa 2”, “Club Med 2”, “AIDAnova”, “Scenic Eclipse” – uma estreia – “Le Champlain”, “Vasco da Gama”, “Norwegian Epic”, “Hanseatic Inspiration”, “Le Dumont D´Urville”, “Marella Explorer”, “Sea Cloud Spirit”, “World Voyager” e “Mein “Schiff 3”.

Amanhã são esperados no Porto do Funchal, logo pela manhã, o “Mein Schiff 4”, o “Seven Seas Voyager” e novamente, o “Scenic Eclipse.”

O “Mein Schiff 4” chega às 06h00 de Ponta Delgada, com 1304 passageiros e 764 tripulantes. Permanecerá 32 horas na Madeira e partirá no dia seguinte às 14h00, com destino à ilha de La Palma.

Já o “Seven Seas Voyager” estará no Funchal por volta das 06h45, proveniente de Lisboa e transportando 427 passageiros e 454 tripulantes.

Às 17h00 navegará para a ilha de La Palma, após uma escala de 11 horas na RAM.

Da capital portuguesa, chega-nos o “Scenic Eclipse”, um pequeno navio de seis estrelas, que chega por volta das 07h00, com 152 passageiros e 166 tripulantes. Fica no Porto do Funchal durante 18 horas e sai à 01h00 de segunda-feira, para a ilha de Porto Santo.