CMCL apoia projecto “sala multissensorial” da EB1/PE do Jardim da Serra

O município de Câmara de Lobos aprovou, na última reunião de Câmara, a atribuição de um apoio no valor de cerca de 500 euros para o projecto “Sala Multissensorial” da EB1/PE do Jardim da Serra, que visa promover a inclusão através da aquisição de competências e da estimulação cognitiva dos alunos.

As escolas do concelho de Câmara de Lobos têm tido um papel determinante para o sucesso escolar, implementando novas estratégias, projectos que valorizam as boas experiências e promovem práticas colaborativas, assumindo na sua centralidade a promoção do sucesso educativo e a melhoria contínua das aprendizagens e qualificações dos alunos.

A Escola B1/PE do Jardim da Serra tem sido um dos estabelecimentos de ensino que tem contribuído para esse sucesso escolar, sendo que no ano lectivo transato deu início ao projeto “Sala Multissensorial”, refere um comunicado da CMCL.

A sala proporciona estímulos controlados como: luzes, música, objectos, texturas, imagens, sons, aromas entre outros permitindo a criação de um ambiente ajustado às necessidades e interesses de cada utilizador em cada momento, privilegiando sempre o seu bem-estar, bem como um adequado grau de ativação, promovendo a ligação, comunicação e motivação para a realização de actividades terapêuticas, educativas, de trabalho e lúdicas.

O respetivo projecto tem sido uma mais-valia, no sentido de dar respostas mais adequadas e adaptadas para os docentes e técnicos especializados, que acompanham os alunos, de melhorar as condições de trabalho e de promover um ambiente estruturado, rico em comunicação e interação, fomentador de aprendizagem.

Segundo a vereadora, com o pelouro da educação, Sónia Pereira, “As escolas do concelho de Câmara de Lobos têm tido um papel determinante para o sucesso escolar, implementando novas estratégias, projectos que valorizam as boas experiências e promovem práticas colaborativas, assumindo na sua centralidade a promoção do sucesso educativo e a melhoria contínua das aprendizagens. A sala multissensorial da EB1/PE do jardim da Serra é mais um bom exemplo dessas práticas.”