O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, presidiu, ao final da tarde desta quinta-feira, à sessão de lançamento do livro “Max – percurso e vida artística”, da autoria do músico e investigador madeirense Vítor Sardinha, que se realizou na sala de exposições da Quinta Magnólia.
Na oportunidade, José Manuel Rodrigues recordou o forte “carisma” de Maximiano de Sousa, “algo com que se nasce”, vincou, expressando a admiração nutrida pelo artista, que “enchia um palco”, e que teve o privilégio de conhecer pessoalmente. O presidente do primeiro órgão de governo próprio da Região frisou que Max, com o seu enorme talento e veia humorística, elevou o nome da Madeira nos palcos nacionais e internacionais que, brilhantemente, pisou ao longo da sua carreira.
José Manuel Rodrigues enalteceu, ainda, o excelente trabalho de investigação realizado pelo mestre Vítor Sardinha e felicitou os familiares de Max que marcaram presença na plateia. “Se a Madeira tivesse de ser representada numa pessoa, essa pessoa seria Max”, concluiu, em jeito de homenagem.
Na cerimónia, estiveram também presentes o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, o Comandante Operacional da Madeira, Major-General António Carlos Temporão, entre outras entidades oficiais.
A apresentação da obra, que tem a chancela da Direcção Regional da Cultura, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, esteve a cargo de Graça Alves.