Miguel Albuquerque visita amanhã Centro de Saúde do Arco da Calheta

 

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará amanhã, 15 de Janeiro, pelas 11 horas, no Arco da Calheta, onde visitará as obras de beneficiação e ampliação do centro de saúde local.

As obras no dito Centro de Saúde do Arco da Calheta, localizado no Sítio das Paredes, representam um investimento de cerca de 1.120.000 euros (1.366.400 euros, com IVA), iniciaram-se em Setembro de 2021 e terminarão em Setembro próximo (prazo de execução 360 dias), informa a Presidência do Governo.

Dos trabalhos executados até à data, destacam-se a maioria das demolições, as fundações, vigas e laje em betão armado, muros em betão ciclópico e a rampa exterior para acesso de ambulâncias e pessoas com mobilidade reduzida.

À data, estão a ser executadas paredes em alvenaria, a rede de água, rede de esgoto e instalações eléctricas.

Os trabalhos seguem o ritmo programado, estando prevista a conclusão no prazo previsto (Setembro próximo).

O centro desenvolvia o seu programa em 2 dos 3 pisos que compõem o volume edificado, sendo que o terceiro piso se encontrava devoluto e em completo desuso. Com esta intervenção, passará a ocupar todo o imóvel.

O centro de saúde era constituído por três gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamento, um gabinete médico, um gabinete polivalente, uma secretaria, uma sala de espera, uma zona para os funcionários. No entanto, esta organização em dois pisos fazia parte de uma reorganização recente do centro de saúde, que durante alguns anos partilhou o edifício com o grupo coral do Arco da Calheta, estando-lhes adstrito o piso 0 do edifício para as suas actividades. Ainda faz parte deste edifício uma capela classificada, a Capela de Nossa Senhora da Nazaré.

Com esta beneficiação/ampliação, o centro de saúde passará a ter, ao nível do piso 1, quatro gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamentos, uma sala de colheitas, uma secretaria, uma sala de espera, com duas instalações sanitárias (uma delas adaptada para mobilidade reduzida), uma zona de sujos, uma zona de lixos hospitalares, uma instalação sanitária de apoio aos funcionários, uma zona técnica, dois espaços de arrumos e um gabinete polivalente.

O piso 0, agora integrado no centro, contemplará um balneário/vestiário com duas instalações sanitárias, dois duches com uma zona de cacifos para os funcionários, uma sala polivalente e uma instalação sanitária de apoio à sala polivalente. Neste piso existe ainda o acesso à capela.

No piso 2 terá uma copa/sala de refeições para os funcionários, um arquivo, uma instalação sanitária de apoio e uma zona técnica reservada para o aquecimento das águas.

Junto ao acesso principal existe um espaço exterior coberto que será alvo de intervenção, sendo aí implantados espaços de sala de espera, as respectivas instalações sanitárias dos utentes (uma simples e outra adaptada), a secretaria e um gabinete médico. A norte, num dos volumes que compõem este edifício, será criada uma zona técnica.