Psicólogas do Serviço de Apoio ao Jovem do Bom Jesus tiram dúvidas aos estudantes da Jaime Moniz sobre a ansiedade na escola

Sílvia Brazão e Sílvia Freitas partilharam estratégias com os estudantes para lidarem melhor com a ansiedade. Fotos Jéssica Berimbau e Tiago Freitas.

A Escola Secundária Jaime Moniz, através do Curso de Informação e Animação Turística (CEF 62), promoveu esta manhã um palestra subordinada ao tema “A Ansiedade na Escola”, orientada pelas psicólogas Sílvia Brazão e Sílvia Freitas, do Serviço de Apoio ao Jovem do Centro de Saúde do Bom Jesus. A iniciativa teve lugar na Sala de Ambientes Inovadores de Aprendizagem Dr Luís Miguel Sousa Classroom da ESJM.

O tema contou com a participação ativa dos estudantes, não só pelo contexto conjuntural de pandemia mas também pelos problemas da própria adolescência, muitos deles ligados à ansiedade.

A aluna Beatriz Alves apresentou as oradoras e o contexto da palestra. Fotos Jéssica Berimbau e Tiago Freitas.

Ambas as psicólogas elucidaram os alunos sobre o significado da ansiedade, os mitos em torno desta problemática que tantas vezes atemorizam os adolescentes, os fatores de risco e também as dimensões da ansiedade patológica. É indubitável que, na ansiedade, ninguém consegue estar concentrado no presente mas em ligação e expetativa com o futuro. Logo, há que saber procurar o equilíbrio na gestão emocional, o que poderá mesmo passar por um pedido de ajuda a um profissional.

As técnicas partilharam com os jovens algumas estratégias para gerirem os comportamentos ansiosos, assim como os fatores de proteção. Neste encontro, foi também divulgado o trabalho do SAJ do Centro de Saúde do Bom Jesus, podendo ter acesso os jovens dos 12 aos 21 anos da ilha da Madeira, mesmo sem serem referenciados por alguma entidade.

Os alunos colocaram dúvidas numa caixa, de forma anónima, e as psicólogas responderam. Uma iniciativa que cativou os estudantes.

Na parte do debate, as oradoras pediram aos jovens que colocassem por escrito questões no formato anónimo, numa caixa, para depois lerem na aula e prestar esclarecimentos. Uma estratégia nova e interessante que levou os alunos a uma participação ativa, questionando os problemas mais comuns, como os relacionamentos, os comportamentos aditivos, entre outros assuntos.

Recorde-se que, esta iniciativa, realizada no âmbito da disciplina de Português, do curso CEF62, enquadra-se numa colaboração com o Centro de Saúde do Bom Jesus-SAJ, para continuar no futuro.