SRECT assina protocolo para apoio a alunos sobredotados

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE) e a Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), celebram amanhã, terça-feira (30 de Novembro), pelas 14h15m, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, um protocolo de colaboração institucional.

O documento, que será subscrito pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e pelo presidente da Direcção da ANEIS, Alberto Rocha, define as linhas técnico-científicas através das quais se pretende promover a realização de trabalhos em equipa, nomeadamente, através da colaboração em projectos/actividades pedagógicas, em acções de formação, da participação em estudos, seminários e iniciativas públicas e da divulgação e dinamização do Observatório para a Sobredotação e Talento.

Pretende Igualmente reforçar a estrutura regional que presta apoio aos alunos sobredotados (Gabinete de Apoio às Altas Capacidades), no sentido da continuidade com o trabalho de identificação, de atendimento no seio de uma educação inclusiva e da realização de estudos de suporte às práticas destes alunos com “Altas Capacidades” e da disponibilização de apoio também às suas famílias e às suas escolas.  O investimento e a disponibilização de recursos, bem como a criação de legislação e directrizes próprias, acentuam o pioneirismo da RAM no contexto português.

O Gabinete de Apoio às Altas Capacidades visa colaborar com os estabelecimentos de educação e ensino e outros serviços no processo de intervenção e avaliação de crianças e alunos com altas capacidades.

Após a cerimónia de assinatura do protocolo, decorrerá a Conferência “Observatório para a Sobredotação e Talento” constituída por um painel intitulado “Da avaliação à intervenção educativa na sobredotação” e pela apresentação do Observatório para a Sobredotação e Talento.

O painel “Da avaliação à intervenção educativa na sobredotação” terá como prelectores Alberto Rocha, presidente da Direcção da ANEIS, Cristina Palhares, vice-presidente da Direcção da ANEIS, e Helena Fonseca, da Direcção da ANEIS, com a moderação de Ana Antunes, do Departamento de Psicologia da Universidade da Madeira.

A apresentação do Observatório para a Sobredotação e Talento será realizada por Rui Dória, Coordenador do Projecto Observatório para a Sobredotação e Talento.