Feira do Livro do Funchal para apreciar até 21 de Novembro

Principiou hoje a 47ª edição da Feira do Livro do Funchal, no espaço da Avenida Arriaga e do Largo da Restauração. O evento decorre no horário entre as 10 e as 21 h, até ao dia 21 deste mês. A ideia que lhe subjaz, salienta a Câmara Municipal, organizadora, é incentivar a leitura, a escrita e a formação de novos leitores e de novas ideias para a construção da identidade de uma cidade.

O Município do Funchal garante que assume a cultura como aposta prioritária para o desenvolvimento estratégico da urbe.

Bruno Pereira, vereador na Câmara Municipal do Funchal, realçou na abertura oficial do certame a variedade na oferta da programação. Salientou a relevância deste evento já tradicional, para a recuperação do sector cultural, um dos mais afectados pela pandemia da Covid-19.

Endereçou, assim, um convite à população para visitar o espaço durante os próximos 10 dias.

A 47ª Feira do Livro do Funchal é este ano dedicada ao Prémio Nobel da Literatura José Saramago. O Funchal é uma das primeiras cidades a associar-se às comemorações do centenário de Saramago, celebração que arranca oficialmente a 16 de Novembro, dia de aniversário do escritor.

No certame estão alegadamente presentes 48 escritores. Proceder-se-á a18 apresentações de livros, entre os quais quatro editados e apoiados pela CMF. Entre os autores presentes contam-se João Garcia Miguel, Carlos Reis, o editor Zeferino Coelho, Vítor Sousa, Irene Lucília Andrade, Sandro Nóbrega, Nuno Costa Santos, Ângela Almeida, Ana Salgueiro e José Luís Rodrigues.

No evento participam ainda 20 livreiros e editores.

A Feira do Livro apresenta ainda uma estreia mundial, um conto musicado a partir da obra, ‘O conto da Ilha Desconhecida’ composto por Sérgio Azevedo e interpretado pela Orquestra Académica da Madeira, numa coprodução com a CMF.

Para a edição deste ano, está prevista a realização de 16 concertos, que contarão também com alguns artistas nacionais. Destaque para a Orquestra de Jazz do Funchal, para o artista e compositor madeirense Gonçalo Caboz, The Black Dog Blues Band e também para os já conhecidos Camané, Mário Laginha e Luís Represas. No dia 16 de novembro está agendada a estreia na Madeira da artista Bárbara Tinoco.