PATRIRAM volta às Finanças; Desenvolvimento Local vai para a Secretaria da Inclusão

O Governo Regional dá conta de “alguns ajustes” na sua actual organização, adoptando uma estrutura “mais adequada à execução das prioridades enunciadas no seu Programa e de resposta às exigências particulares da actual legislatura”. Nomeadamente, o Conselho de Governo decidiu aprovar, esta semana, o Decreto Regulamentar Regional que “Procede à segunda alteração ao Decreto Regulamentar Regional n.º 9/2021/M, de 27 de Agosto, alterado pelo Decreto Regulamentar Regional n.º 10/2021/M, de 3 de Novembro, que aprova a nova organização e funcionamento do XIII Governo Regional da Madeira”.

O novo Decreto Regional determina, então, a consolidação da mudança de tutela do sector do Desenvolvimento Local, que transita da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural para a Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

Entendeu o Executivo, assim, concentrar nesta entidade – que já tinha funções na área e relação com todas as instituições –, as políticas de proximidade, de inclusão, de cidadania e de desenvolvimento local, segundo é explicado.

Neste reajustamento à orgânica do XIII Governo Regional da Madeira foi aprovada, também, a transição da PATRIRAM — Titularidade e Gestão do Património Público Regional, S. A, actualmente sob a tutela da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, para a Secretaria Regional das Finanças.

É objecto desta sociedade a titularidade, transmissão, gestão, rendibilização e reconversão de património, imobiliário ou mobiliário, do domínio privado da Região.

Neste sentido, entende o Governo Regional que essa responsabilidade deve passar a ser da Secretaria Regional das Finanças, entidade que já tutela a Direcção Regional de Património, que tem por missão executar e controlar as ações necessárias para a aquisição, gestão e administração do património da Região.

Neste domínio, o Programa do Governo Regional da Madeira consigna o processo de rentabilização do património imobiliário público como um objectivo estratégico.

Recentemente, o Conselho de Governo já tinha deliberado mandatar a Secretaria Regional das Finanças para coordenar, implementar e executar todos os actos e procedimentos necessários e ou convenientes à fusão por incorporação do Madeira Tecnopólo na PATRIRAM.

Desta forma, a transição da empresa pública, agora aprovada, confere legitimidade tutelar à Secretaria das Finanças para esse efeito, além de fazer sentido face às competências da mesma sobre o património da Região, refere um comunicado governamental.