Câmara de Lobos assinala Dia Internacional do Idoso

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinala pelo 18.º ano consecutivo o Dia Internacional do Idoso com um programa de actividades que decorre ao longo desta semana. O evento foi estendido ao longo de 4 dias de forma a abranger o número máximo de  cidadãos seniores, sem pôr em causa as normas de saúde pública em vigor.

Com o aumento da esperança média de vida e por consequência o aumento da população com mais de 65 anos a nível local e mundial, é imperativo que as medidas e políticas sociais careçam de constante adaptação, com o intuito de fazer face às necessidades do público idoso, quer a nível físico, psicológico e social, refere um comunicado.

A autarquia tem, neste âmbito, adoptado uma série de políticas com o intuito de promover um envelhecimento positivo dos cidadãos seniores do concelho, através da promoção de uma série de actividades que se realizam ao longo de todo o ano e que envolvem centenas de utentes.

Como tal, a autarquia de Câmara de Lobos não podia de deixar de comemorar o do Dia Internacional do Idoso, uma efeméride que assinala pela 18.ª vez. As comemorações, alusivas ao dia em questão, pretendem, acima de tudo, incentivar a valorização e o enaltecimento do papel do idoso na nossa sociedade, refere a edilidade.

O Município de Câmara de Lobos preparou um programa de actividades diversificado, recorrendo aos talentos locais e regionais, que teve início no dia dias 28 de Setembro e estende-se até amanhã, dia 1 de Outubro, no Museu de Imprensa da Madeira. Este programa destina-se a todos os munícipes com idade igual ou superior a 55 anos.

De modo a respeitar às normas de higiene e segurança actuais e a evitar ajuntamentos superiores a 100 pessoas, o programa de animação é idêntico nos quatro dias, de modo a contemplar a participação dos idosos, agrupados por freguesias.

O programa de animação é apresentado pelo grupo Humorístico 4Litro e conta com as actuações da fadista Beatriz Silva, Teatro do Bolo do Caco (Sashimi Duo – Novo Circo) e o Grupo Folclórico, Cultural e Recreativo da Quinta Grande.