CMF assinou protocolo de cooperação com a Escola Hoteleira

Miguel Gouveia assinou hoje no Mercado dos Lavradores um protocolo de cooperação entre a autarquia e a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira (EPHTM), visando a dinamização de iniciativas conjuntas, a nível de eventos, formação e promoção dos produtos locais. Na cerimónia foi também lançada a campanha “Ser Local”.

O presidente da CMF referiu, na ocasião: “Hoje firmamos um protocolo de uma parceria que já tem vindo a ser hábito nos nossos mercados municipais, dos Lavradores e da Penteada, com a presença dos alunos da escola hoteleira em diversas iniciativas, onde, para além de promover a economia local, os produtos regionais e a sua qualidade, também procurarmos envolver e mostrar o talento dos nossos jovens que estão em formação”.

Quanto à vereadora que tutela os Mercados Municipais, Dina Letra, e ao director pedagógico da EPHTM, Rui Gomes, também marcaram presença na sessão de assinatura. A CMF tem vindo a colaborar com EPHTM em vários eventos, como foi o caso da celebração do 80º aniversário do Mercado dos Lavradores, e das iniciativas do Mercado do Chocolate e da Semana do Coração, onde estiveram presentes com mostras de produtos saudáveis.

A escola tem realizado, igualmente, “showcookings” com diversas temáticas, como o Peixe Espada na Praça, o Chocolate, a alimentação saudável, entre outros. No futuro, a edilidade ambiciona que esta colaboração inclua a componente formativa aos comerciantes e aos visitantes, através da realização de breves seminários com hortofrutícolas, carne e peixe, produtos regionais que são comercializados nos Mercados Municipais.

O autarca destacou a Escola Hoteleira como “uma entidade formadora de referência”, e acrescentou que a colaboração estratégica “ajuda a que possamos tirar o máximo proveito dos produtos regionais com a criação de novas iniciativas que dinamizem não só os espaço, mas que acima de tudo, possibilitem aumentar as vendas e escoar os produtos de todos os que exercessem a sua actividade nos mercados.”

Durante a assinatura do protocolo foi, por outro lado, lançada a campanha “Ser Local”, mais uma iniciativa do Município para dinamizar e valorizar o Mercado dos Lavradores e o Mercado da Penteada, apelando e incentivando ao consumo no pequeno comércio local. O lançamento compreendeu a apresentação de um vídeo promocional que envolveu os comerciantes e os funcionários dos mercados, como também de uma nova linha de merchandising.