Amílcar Figueira quer “minimizar os efeitos das chuvas”

O vereador do CDS-PP em Câmara de Lobos, Amílcar Figueira, pediu hoje uma mudança de planeamento, após uma visita ao Complexo Habitacional do Ribeiro Real, freguesia de Câmara de Lobos, por forma a minimizar os efeitos causados pelas chuvas recentes.

Amílcar Figueira, acompanhado por uma comitiva composta por autarcas, militantes e moradores, foi hoje ao supracitado local para se inteirar dos problemas que os residentes sentiram, no passado fim de semana, durante as chuvas que assolaram a ilha.

“No passado fim de semana, a Madeira foi fustigada por um grande temporal, que causou elevados prejuízos. Em várias localidades, choveu como nunca antes tinha chovido”, diz Amílcar Figueira.

Esta situação tem vindo acontecer com maior frequência e é um sinal de que o clima está a mudar e essa mudança de clima requer que haja, por parte das entidades competentes, uma mudança no planeamento das cidades e dos concelhos, exigindo muito mais rigor e fiscalização, por forma a minimizar os efeitos das chuvas, defendeu.

O ribeiro que passa junto ao referido bairro, por mais que uma vez, transbordou, alagando as habitações e causando elevados prejuízos, alertam os centristas, que pedem

O CDS alerta às entidades competentes que tomem medidas urgentes, no sentido de salvaguardar a segurança da população. E recomenda que sejam feitas urgentemente obras no sentido de aumentar o muro “do lado das habitações” de forma a que a água siga o seu caminho, salvaguardando a segurança dos residentes.

“No passado fim de semana constatei que algumas adufas estavam entupidas, daí a água ter entrado para o interior de algumas habitações.  Sabemos muito bem, que cabe a cada um de nós ser um agente de protecção civil, isso é óbvio, como é óbvio que é da competência da Câmara Municipal de preparar as adufas e as linhas de água para que não haja problemas de maior”, disse Amílcar Figueira.

O vereador louvou a população em geral e entreajuda “que é característica do povo de Câmara de Lobos”. Enalteceu também a corporação dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos e os operacionais da Câmara Municipal e das juntas de freguesia, “que têm sido incansáveis na reposição da normalidade, provocada pelo mau tempo do último fim de semana”.