Inundações submergiram viaturas junto ao Entreposto Frigorífico

Rui Marote
Entre os múltiplos estragos causados pelo recente temporal, que registou chuvas torrenciais, contam-se os verificados no Entreposto Frigorífico junto à Lota do Funchal, onde a pluviosidade causou danos a viaturas estacionadas.
Não há mais nada que possa acontecer ao Secretário das Pescas, que herdou não poucos males de anteriores governantes. Quando a rotunda da entrada da Pontinha foi construída, não se pensou na canalização das águas pluviais. Mais tarde com a abertura do túnel e o alargamento da Avenida Sá Carneiro pela Sociedade Metropolitana, continuaram os mesmos erros. As águas das chuvas correm da estrada para os armazéns construídos por debaixo da mesma, alagando a nova estrada Virgílio Teixeira, que se mostra um autêntico mar aberto, invadindo as instalações frigoríficas.
O piso interior fica literalmente “vidrado”, com a congelação da água no solo, mpossibilitando as empilhadoras de circular com as cargas. Esta manhã a lota, a rampa do Lobo Marinho e o molhe de acostagem eram, por outro lado, um mar de lixo, com as habituais canas vieiras e troncos arrastados nas águas das ribeiras.
Geralmente costumam ir bater à Marina, mas desta feita, devido ao vento e às correntes foram depositados à entrada do porto. Se o lixo continuar acumulado nesta enseada deverá colocar cuidados ao ferry e aos barcos de pesca, uma vez que estes detritos poderão danificar as hélices das embarcações que circulam na área.