14 pessoas necessitaram de ser realojadas, no Funchal; há estragos diversos

O temporal que assolou a Madeira teve um impacto significativo na costa sul, sendo que no Funchal, em particular, houve não poucos estragos, embora a maior parte deles, felizmente, não tenha resultado em situações muito graves. Mesmo assim, informa a CMF, 14 pessoas tiveram de ser realojadas, na sequência das chuvas fortes que se fizeram sentir.

Estão encerradas, por outro lado, várias estradas, como o Caminho dos Salões (rebentamento de uma conduta) e o Caminho do Palheiro, na freguesia de São Gonçalo, bem como o acesso a uma vereda na Rua de São Martinho (deslizamento de terras e queda de muro) e a Rua do Amparo (cruzamento da Caminho do Engenho Velho), ambas na freguesia de São Martinho. Encontra-se também encerrado o túnel da Via 25 de Abril (cota 40).
A autarquia contactou, igualmente, a linha 144 para efeitos de realojamento de 5 agregados familiares, no total de 14 pessoas, nas seguintes localizações: Travessa do Aguiar, Complexo Habitacional Barreiros, Caminho do Palheiro, Rampa Dr. Barreto e Rua Escola Secundária do Galeão.
A edilidade salienta, especificamente, a situação do Conjunto Habitacional dos Barreiros, na freguesia de São Martinho, em que se registou movimento de vertente, atingindo quatro habitações, com a necessidade de realojamento de um agregado.
A CMF pede especial atenção à população para o facto de existirem, neste momento, 10 cruzamentos semafóricos danificados na Baixa do Funchal, pelo que se solicita a todos os condutores a maior precaução e tomada de providências na aproximação e circulação neste tipo de cruzamentos, de forma a evitar a ocorrência de acidentes.
Esta, refere a Câmara Municipal do Funchal, é uma situação a ter em conta particularmente a partir de amanhã, para quem estiver a circular na Baixa da cidade, sendo que já decorrem, neste momento, trabalhos exaustivos de avaliação do estado dos equipamentos. O parque de estacionamento Severiano Ferraz (Cruz Vermelha) terá também de ficar alguns dias fechado, porque os respectivos equipamentos electrónicos foram danificados.
Quanto o abastecimento de água, este já foi reposto em São Martinho, Santo António e São Roque, continuando apenas condicionado na freguesia de Santa Maria Maior. As limpezas por toda a cidade, com incidência na resposta a inundações, decorreram a bom ritmo, com os Bombeiros Sapadores do Funchal a executarem ao longo do dia bombagens de água em múltiplos locais que se encontravam submersos. Foram, igualmente, resolvidos colapsos de estruturas, tais como muros e pedras que caíram para a via pública, diz a CMF. Para efeitos de uma avaliação mais completa dos riscos, a autarquia vai aceitar a colaboração disponibilizada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), ao longo dos próximos dias.
O Complexo Balnear do Lido, entretanto, só reabrirá ao público na próxima quarta-feira, dia 31 de Março, na sequência das inundações e dos impactos das mesmas na piscina e nas caleiras. Não se registaram danos maiores, mas todo o complexo terá de ser limpo e as diferentes estruturas revistas e repostas, no sentido de se garantirem todas as condições de segurança para a respetiva utilização, informa um comunicado da edilidade.