Deputados do PSD salientam “reforço” do Governo Regional no apoio à habitação

Os deputados do PSD salientaram hoje o investimento do Governo Regional em matéria de habitação, através da continuidade de políticas e programas, mas também da criação de novos projectos, que vêm colmatar necessidades existentes. Entre eles, o PRAHABITAR, que surge como uma novidade neste mandato, refere o grupo parlamentar social-democrata.

Numa iniciativa, realizada na IHM-Investimentos Habitacionais da Madeira, o deputado Gualberto Fernandes afirmou que a política de habitação foi, desde sempre, considerada prioritária, pelo Governo Regional, estando, para 2021, inscritos cerca de 50 milhões de euros para as diferentes respostas habitacionais, num reforço de cerca de 53 por cento relativamente a 2020.

Para o PRAHABITAR está reservado um milhão de euros, sendo este um programa que, conforme recordou o parlamentar, se destina a agregados familiares e jovens, com residência permanente na Madeira, que não disponham da totalidade dos meios económicos ou financeiros para aceder a uma habitação pelos seus próprios meios, tanto no que se refere ao arrendamento como à aquisição.

Gualberto Fernandes explicou que, no caso do arrendamento, o apoio será realizado através de um valor para a comparticipação da renda, enquanto que, no que se refere à aquisição, os beneficiários poderão ter ajuda na primeira prestação, o chamado sinal, que normalmente, ronda os 20%.

Segundo o deputado, neste momento, já existem várias famílias interessadas e que reúnem as condições exigidas, recordando que esta é uma possibilidade que os proprietários devem considerar com uma boa oportunidade.