PSD-São Martinho queixa-se de “chumbos” da Junta de Freguesia

O PSD apresentou na Assembleia de Freguesia de São Martinho, realizada ontem, três propostas de recomendação “que foram chumbadas, sem qualquer argumento ou justificação plausível, pelo PS que lidera a Junta de Freguesia local”, acusam os social-democratas. O mesmo aconteceu com sugestões de melhoria ao Orçamento para 2021 e que incluíam, por exemplo, a duplicação do valor previsto para as bolsas de estudos e consequente duplicação do número de estudantes apoiados, chegando aos 60; o reforço da verba para a recuperação dos becos e das veredas da freguesia que estão degradadas e que colocam em causa a segurança das populações e a vitalidade da imagem turística; a redução do valor [ainda] absolutamente exagerado de 135 mil euros dos passeios e viagens sociais previstos, num ano que será marcado pelo combate à pandemia e pela necessidade de recuperação social e económica; e a criação de regulamentos transparentes para alguns dos apoios concedidos pela Junta, nomeadamente aqueles que são atribuídos de modo aleatório a algumas associações da freguesia.
“Entre 2014 e 2020, o orçamento da JF de São Martinho passou de 523 mil euros (2014) para 860 mil euros (2020)”, refere uma nota. Entretanto e para 2021, prevêem-se mais 830 mil euros, pelo que, para o PSD, impõe-se questionar onde é que será gasto este dinheiro, “quando não se vê uma única obra ou um único projecto estrutural de relevo promovidos pela Junta”.
“Em quase 8 anos e 5,6 milhões de euros depois, a uma média de 700 mil euros/ano, aquilo que a Junta PS de São Martinho tem para mostrar é caos no trânsito, estradas degradadas, desgaste dos equipamentos públicos, falta de limpeza nos becos, nas veredas e nos sítios e o empobrecimento da imagem da freguesia, do ponto de vista do seu potencial turístico. E, claro, uns extraordinários 250 mil euros anuais gastos em salários e outras regalias, uma conta de telemóveis e comunicações igual a 1200€ ao mês e outra conta com combustíveis igual a 12€ ao dia”, acusam os social-democratas.
“Estranha-se que a Junta mais rica da Região e a que mais dinheiro recebe, não consiga ter uma única ideia que vá além da execução de políticas “sociais” – recordemos que cruzeiros feitos no Mediterrâneo são considerados pelos socialistas de São Martinho apoios sociais – que misturam critérios, que se atropelam e que tratam quem precisa e quem não precisa da mesma forma”, acusa a comissão política do PSD de São Martinho.
A mesma conclui que, infelizmente, “este Orçamento e Plano para 2021 idealizado e aprovado pelos socialistas de São Martinho, deixa antever mais uma oportunidade perdida face ao período difícil que se avizinha e mais um ano onde se vão avolumar os seus problemas estruturais. Mas só há dois grandes culpados: os socialistas da Junta, que nada fazem e os socialistas da Câmara Municipal do Funchal, que fecham os olhos a tudo”.