SESARAM suspende visitas a dois hospitais para rastrear profissionais e utentes por causa da Covid-19

foto arquivo
O SESARAM veio hoje informar que, no cumprimento do Plano de Contingência, a partir desta sexta-feira, e pelo período de 10 dias, vai suspender as visitas no Hospital dos Marmeleiros e no Hospital Dr. João de Almada, para rastreio aos profissionais e utentes destas duas unidades.
Para além destes, refere uma nota oficial, também os familiares de referência serão testados para o SARS-CoV-2, sendo este um procedimento de segurança para utentes e profissionais, acrescenta-se.
No decorrer desta suspensão serão assegurados os contactos com os familiares dos utentes pelas equipas médicas e de enfermagem. Poderá ser ainda usada a Linha do Idoso (969 320 822 – das 09:00 às 21:00) para obter informações, no caso do Hospital dos Marmeleiros. No que concerne ao Hospital João de Almada, deverá ser contactada a unidade hospitalar através do número 291 780 300 (das 09:00 às 17:00).
Mais se informa que a partir do dia 14 de Dezembro entra em vigor a normativa de visitas ao Hospital Nélio Mendonça, nos seguintes termos: Só é permitida a visita diária do familiar de referência aos doentes internados por um período superior a 6 dias, ficando interditas visitas até ao 6º dia, inclusive. Constituem excepções ao ponto anterior: -Serviço de Medicina Intensiva, UTIC, UCICT, Unidade AVC, Unidade de Neutropénias, Unidades de Cuidados Intermédios, Unidade de Cuidados Paliativos, UCINP, Pediatria, Serviço de obstetrícia (Grávidas, Sala de partos, Puérperas), e os doentes em cuidados de fim de vida.
Nestes Serviços ou Unidades, avança o SESARAM, serão aplicadas normas específicas propostas pelos Directores de Serviço/Enfermeirps Gestores e validadas pelas Direcções Técnicas.
Quanto aos doentes em internamento de longa duração/ alta clínica e ainda internamentos integrados na REDE (São Vicente, Calheta, Santana, Santo António, Hospital João de Almada) passarão a ter apenas uma visita semanal do familiar de referência, com marcação prévia, em articulação com a equipa de enfermagem ou equipa responsável na unidade.
Por outro lado, todos os familiares de referência, para visita aos doentes agudos, terão de realizar teste SARS-CoV-2 ao 6º dia de internamento do utente/antes da primeira visita, repetindo semanalmente enquanto durar o internamento.
Para operacionalizar estes procedimentos, a identificação do familiar de referência será feita pela equipa de enfermagem. O apoio administrativo do Serviço procederá à marcação do teste do familiar, seguindo a metodologia já em curso para doentes admitidos para procedimentos cirúrgicos ou exames, vindos do exterior; e após confirmação do resultado negativo do teste SARS-CoV-2, o familiar será informado.