Nossa Senhora da Conceição celebrada hoje em várias paróquias e capelas

Sílvio Mendes

No dia 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio IX proclamou o Dogma da Imaculada Conceição, dizendo: “Declaramos, pronunciamos e definimos que a doutrina que afirma que a bem-aventurada Virgem Maria, no primeiro momento da sua conceção, por graça de Deus, foi preservada imune de toda a mácula do pecado original, é uma doutrina revelada por Deus e que assim deve ser acreditada firmemente”.

Na Madeira Nossa Senhora da Conceição é a padroeira das paróquias de Machico, Porto Moniz, Conceição (na freguesia da Ponta do Sol) e tem capelas que lhes são dedicadas em Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Arco da Calheta e São Roque.

Devido à pandemia, neste ano as celebrações decorrerão apenas a nível litúrgico.

Em Machico a celebração será às 16 horas, no Porto Moniz às 15 horas, na paróquia da Conceição às 15 horas, na Ribeira Brava às 16 horas e na igreja do Arco da Calheta às 15 horas.

A festa que deveria ter lugar no dia 8 na capela da Conceição na paróquia de São Roque, vai decorrer na missa celebrada às 11 horas na igreja de São Roque.

Na Sé do Funchal no dia 8 de dezembro às 11 horas o Bispo do Funchal presidirá à Eucaristia que assinalará a festa da Imaculada Conceição.

Na capela da Conceição em Câmara de Lobos, a missa da festa principiará às 15 horas da terça feira, dia 8. No final decorrera a procissão que será feita de carro com a imagem de Nossa Senhora da Conceição percorrendo os sítios após a festa que será as 15 horas.
A pedido do pároco Pe. Marcos Pinto, é solicitado aos paroquianos que coloquem colchas as janelas ou varandas das casas como era feito antigamente de modo a solenizar a passagem da imagem pelas ruas daquela paróquia.