RAM tem agora 209 casos activos de Covid-19, e mais 116 suspeitos

Esta segunda-feira surgiram 14 novos casos positivos entre nós, pelo que a RAM regista agora um total de 793 casos
confirmados de COVID-19 até à data. São 5 casos importados (2 provenientes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, 1 da França, 1 da Polónia e 1 do Luxemburgo) e 9 casos de transmissão local, associados na maioria a contextos e contactos de casos positivos anteriormente identificados, refere a Direcção Regional de Saúde. Os contactos de 1 dos casos estão ainda em investigação, porém. Dois dos novos casos referem-se a crianças (com 5 e os 16 anos) que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal. Um caso diz respeito a um adulto com actividade profissional num destes estabelecimentos de ensino. O plano de contingência do respectivo estabelecimento estará activo.

Outro caso diz respeito a um profissional de saúde, com actividade profissional no sector privado. A investigação epidemiológica decorre neste momento.

Por outro lado, há hoje há mais 9 casos recuperados a reportar. A RAM passa a contabilizar 582 casos recuperados
da doença causada pelo novo coronavírus. Até agora, mantém-se o registo de duas mortes associadas a esta patologia.
São neste momento 209 os casos activos, dos quais 48 são casos importados identificados no contexto das
actividades de vigilância no Aeroporto da Madeira. 161 são casos de transmissão local. 30 dos casos activos são não-residentes, e 179 são residentes na RAM.

Actualmente, 31 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 176 em alojamento próprio e 2 pessoas permanecem internadas – 1 na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19 e 1 doente que permanece na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

Quanto à vigilância activa de contactos de casos positivos, 1345 pessoas estão a ser presentemente acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 6272 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No total, há 116 novos casos suspeitos que estão hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 4 provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira, e 112 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Os contactos para a linha de apoio SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18362 chamadas, mais 173 chamadas nas últimas 24 horas. Quanto aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, no âmbito da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 110617 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje.

Na sua totalidade, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, para teste de PCR ascendem agora a 177583. Até ao dia de hoje, 30 de Novembro, foram contabilizadas na RAM 2253 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.