Tenente-coronel Ricardo Lourenço empossado como comandante da Unidade de Apoio

O tenente-coronel de Cavalaria Ricardo Lourenço foi empossado, numa cerimónia militar, como Comandante da Unidade de Apoio do Quartel-General da Zona Militar da Madeira. Tratou-se de uma cerimónia interna, realizada na Unidade de Apoio (Ex-GAG2), devido às medidas COVID em vigor no Exército. As forças em parada apresentaram-se ao comandante da ZMM, brigadeiro-general Pedro Sardinha, que presidiu à cerimónia. Seguiu-se a leitura do despacho de nomeação e da síntese curricular, e bem assim a assinatura do termo da Tomada de Posse. O acto finalizou com uma alocução do Comandante da Zona Militar da Madeira.

O tenente-coronel Ricardo Jorge da Silva Dias Lourenço nasceu em Abrantes, no distrito de Santarém, a 17 de Outubro de 1976. Ingressou na Academia Militar em setembro de 1994, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares no curso de Cavalaria no ano 2000.

Prestou serviço no extinto Regimento de Cavalaria nº 4, em Santa Margarida, mais especificamente no Esquadrão de Reconhecimento e no Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada.

Integrou o Agrupamento Golf, de 2003 a 2004, como Adjunto do Comandante do Esquadrão de Cavalaria, na Bósnia-Herzegovina.

De 2006 a 2011, comandou o 2º Esquadrão de Carros de Combate, equipado com os Carros de Combate Leopard 2 A6.

Em 2012 integrou o Agrupamento India na missão da KFOR no Kosovo, tendo desempenhado as funções de Oficial de Ligação ao Comando da KFOR.

Entre 2014 e 2015 frequentou os Cursos de Comando e Estado-Maior Exército e Conjunto após os quais foi colocado na Divisão de Cooperação, Operações, Informações e Segurança do Estado-Maior do Exército, onde desempenhou as funções de Coordenador de Área da Repartição de Relações Bilaterais e Ligação aos Adidos.

De 2017 a 2019 desempenhou funções como 2º Comandante do Grupo de Carros de Combate.

De Outubro de 2019 a Maio de 2020 desempenhou funções na missão da “OPERATION INHERENT RESOLVE”, no Iraque.