Voto de louvor do PS à Santa Casa da Misericórdia da Calheta e a Gregório Gouveia

A vereadora do PS, Sofia Canha, louva a ação da Santa Casa da Misericórdia da Calheta e do benemérito  Gregório Gouveia pela publicação do livro Hospitais da Misericórdia da Calheta.

O trabalho leva a vereadora a apresentar um voto de louvor à Santa Casa pela iniciativa editorial. “A Santa Casa da Misericórdia da Calheta promoveu a elaboração e edição de uma obra escrita que regista a história dos hospitais da Calheta, abordando outros assuntos de âmbito regional, relacionados com Saúde e relevando o contributo social das misericórdias na Madeira. A Câmara Municipal da Calheta, em boa hora, patrocinou a publicação. Nas palavras da Provedora da Santa Casa, Cecília Cachucho, retiradas do prefácio da obra, “Esta obra aspira reconhecer e valorizar a dedicação de todos os beneméritos e voluntários que, com raízes e alma calhetense, têm contribuído para que a Misericórdia da Calheta continue a ser uma realidade viva e ativa, constituindo-se um legado para as novas gerações.”

Segundo Sofia Canha, “a tarefa de dar corpo à obra coube ao Dr. Gregório Gouveia, um calhetense nascido no Lombo do Atouguia e que tem contribuído de diversas formas para que a Calheta fosse valorizada, mantendo sempre o seu vínculo ao concelho que o viu nascer. Foi funcionário da autarquia, em 1968, deputado na ALRAM, autarca e autor de vários trabalhos e textos sobre a Calheta, no Jornal da Madeira, assinou artigos de opinião no Diário de Notícias da Madeira e no Tribuna. Em 2002, publicou o livro MADEIRA – «Tradições Autonomistas e Revolução dos Cravos».

Assim, o PS “congratula a Santa Casa da Misericórdia da Calheta pela iniciativa e louva o trabalho benemérito do Dr. Gregório Gouveia, pela elaboração dos textos, recolha e compilação documental que resultou numa obra riquíssima de grande valor histórico e inestimável valor para a Calheta”.