CMF realiza obras de reabilitação no Teatro Municipal para a próxima temporada

A autarquia funchalense prossegue este Verão uma intervenção alargada de beneficiação no Teatro Municipal Baltazar Dias. Para além das obras na cobertura do edifício, que arrancaram no passado mês de maio, a edilidade aproveitou o fim da temporada artística para avançar com diversos trabalhos de recuperação dos soalhos e das fachadas do edifício, refere uma nota. Um investimento camarário no valor de 34 mil euros, praticamente concluído.

O vereador detentor do pelouro dos Edifícios e Equipamentos, Rúben Abreu, esteve no local. “Os prédios antigos da cidade são formados por muitos elementos em madeira que, com o passar dos anos, tendem a degradar-se”, declarou. “A actual intervenção vem no seguimento das obras de reabilitação que iniciámos em Maio”, referiu, “e visa recuperar toda a estrutura em madeira que circunda a fachada do edifício, nomeadamente as caixilharias que compõe as janelas, e também substituir, tratar e envernizar o pavimento em soalho do Salão Nobre e da Sala de Espelhos, espaços que servem para a realização de exposições, lançamentos de livros, ensaios de dança, canto e teatro, entre outros.”

“(…) O que fizemos foi aproveitar a paragem a que todos fomos forçados para nos dedicarmos a recuperar este espaço, que a partir de Seembro irá apresentar-se de “cara lavada”, reassumindo o seu estatuto central no panorama cultural da Região”, acrescentou este responsável.

Em Maio passado, a Câmara Municipal do Funchal iniciou as obras mais profundas que estavam previstas para este ano no Teatro, numa intervenção no valor de 130 mil euros, que foi antecipada devido à crise de saúde pública. Rúben Abreu conclui, pelo seu lado, que “as obras estão a decorrer a bom ritmo e que no arranque da próxima temporada artística teremos renovadas condições de utilização em praticamente todos os espaços deste edifício icónico, incluindo a plateia, o palco e a teia da sala, que também poderá acolher, como já aconteceu no passado, várias iniciativas culturais, para além dos espaços que já foram referidos”.

Apesar do encerramento físico do Teatro Municipal, a Câmara do Funchal promoveu dezenas de iniciativas culturais ao longo dos últimos meses, tendo adaptado toda a sua programação para o efeito, como projectos como “A Cultura que nos Une” e o “Funchal Cultura 2030”, que tiveram especial incidência nas redes sociais e alguns milhares de espectadores.