IHM participou no 1º TEDx-Nazaré, para debater os problemas do bairro

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM promoveu, no dia 09 de Julho, o 1.º TEDx-Nazaré subordinado ao tema “O Bairro aos Olhos de uma Criança”. Tratou-se de um evento que visou “a partilha de conhecimentos e saberes sobre o Bairro da Nazaré, quer sob a perspectiva dos jovens moradores quer, por outro lado, sob a perspectiva de quem o administra”.

Para tal, o TEDx contou com a participação de 11 crianças, que frequentam o Projecto “Férias Vivas 2020” no Pólo Comunitário da Nazaré, do presidente do Conselho de Administração da IHM, Bruno Pereira, da vogal responsável pela área de Inclusão Social, Mara Rodrigues, e respectivo director de Serviços, Joel Basílio.

“Através desta troca de experiências e vivências, permitiu-se dar voz activa aos residentes mais jovens do Complexo Habitacional em questão, que participaram activamente com questões e ideias concretas, com o fim último de melhoria das condições de todos os moradores no bairro em questão, “considerando que as crianças de hoje, são os adultos de amanhã e que o bairro é feito por quem lá vive, faz-nos todo sentido que estas crianças tenham um papel cada vez mais interventivo na construção e recriação do mesmo”, conforme afirmou o presidente do Conselho de Administração.

Este formato de debate será mantido ao longo de todo o ATL de Verão na Nazaré, estando previstos outros TEDx`s com temas actuais e pertinentes de serem discutidos com o público-alvo em questão, nomeadamente COVID-19, importância do voluntariado, saídas e escolhas profissionais e Rally. Cada sessão tem oradores convidados da área a ser debatida. De acordo com Bruno Pereira, o modelo de conferências principiou neste bairro como forma de experiência-piloto. Porém, acrescentou, “pelo feedback positivo que tivemos, pretendemos alargar a outros bairros sociais, bem como a outras faixas etárias, de modo a auscultarmos de um modo mais informal a população a quem acolhemos e a promover a sua participação cívica em várias temáticas contemporâneas e onde o contributo deste público se revela determinante.”