Candidaturas aos cursos técnicos superiores da UMa abertas até 30 de agosto

A Universidade da Madeira (UMa) tem aberta até 30 de agosto a primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

As candidaturas decorrem exclusivamente online, através do endereço https://candidaturas.uma.pt, estando abertas a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, candidatos maiores de 23 anos, após realização de provas especialmente adequadas, ou titulares de um CET ou de um grau de ensino superior. Podem concorrer apenas os estudantes nacionais ou estudantes nacionais de um país da União Europeia ou equiparado e ainda os estudantes que não sendo nacional da União Europeia, reside legalmente em Portugal há mais de 2 anos e os seus pais também.

O processo de candidatura é instruído com o preenchimento online do formulário, o carregamento do documento comprovativo de que o candidato reúne as condições de acesso exigidas e do certificado que apresente obrigatoriamente a média final, as disciplinas realizadas e respetivas classificações. Para os candidatos que pretendam beneficiar das vagas para alunos com incapacidade é também exigido o carregamento do documento multiusos, comprovativo de deficiência. Para os candidatos ao curso de Proteção Civil que pretendam usufruir da prioridade de ocupação das vagas reservadas ao Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, é ainda necessário o carregamento do documento comprovativo de agente da proteção civil da R.A.M.  e do seu Curriculum Vitae.

O ano letivo 2020/2021 marca a estreia de cinco novos CTeSP: Construção Civil, Informação e Comercialização Turística, Marketing Digital no Turismo, Proteção Civil, e Serviço Familiar e Comunitário. Estes cinco cursos juntam-se aos de Agricultura Biológica, Contabilidade e Fiscalidade, Cozinha e Produção Alimentar, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, Redes e Sistemas Informáticos, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

Recorde-se que os CTeSP são formações superiores não conferentes de grau ministradas pelo sistema de Ensino Superior Politécnico com a duração de 2 anos, sendo um dos semestres realizado em contexto real de trabalho (estágio). Após a sua conclusão, estes cursos permitem o prosseguimento de estudos para as licenciaturas, através de concurso especial de acesso para candidatos com diploma TeSP, e ainda a possibilidade de creditação da formação realizada.